Alunos e professores da rede pública de ensino de Formiga participaram, no sábado (29), do Esporte na Escola, programa do Senar Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) que incentiva experiências esportivas para contribuir com o processo de ensino aprendizagem. O curso gratuito ocorreu na Escola Estadual Dr. Abílio Machado (Polivalente).
Esta foi a primeira vez que o programa do Senar esteve em Formiga, atraindo a participação de 30 alunos do ensino fundamental e médio e 11 professores da escola. Para a diretora da escola, Geralda Maria Maia Cordeiro de Azevedo, o evento foi um sucesso. ?Foi uma experiência positiva, pois inovou na postura do professor e dos alunos e desperta habilidades que vão ajudar na escola e na vida deles. Na segunda-feira, foi possível ver o sorriso estampado no rosto dos professores e alunos?, disse a diretora.
Ela avaliou que os docentes descobriram que podem cobrar o conhecimento de forma lúdica, enquanto que os estudantes desenvolveram raciocínio mais rápido e o prazer de saber com responsabilidade do conhecimento.
O instrutor do curso, o educador físico, Erick Godinho informou que as aulas são mais atrativas porque abordam competências cognitivas, afetivas e psicomotoras. ?Esse processo de aprendizagem se dá através do esporte, trabalhado dentro e fora da sala de aula com os professores em suas disciplinas?, explicou.
O Programa Esporte na Escola tem carga horária de 8 horas, sendo a parte da manhã voltada para formação dos professores/educadores baseada na metodologia ?ensinar através por esporte?. Essa metodologia é fundamentada na proposta da Escola da Bola, onde são incentivados jogos e atividades a fim de adquirir experiência rica e variada por meio de alternativas de movimento.
Na parte da tarde, professores aplicaram diretamente a metodologia com seus alunos. ?Eles ensinaram a matemática, o português, a geografia através do esporte. São trabalhados jogo da velha, queimada inteligente e perceptiva, jogo das correntes, soma 3, dentre outros?, contou o instrutor.
Com essas práticas esportivas, o instrutor acredita que o programa do SENAR traga vários benefícios para professores e estudantes. ?O aluno aprende a resolver alguma situação-problema de forma mais rápida e a raciocinar antes de tomar uma decisão. Já o professor coloca em prática o prazer de ensinar de forma mais criativa, instigando o raciocínio do aluno. Além disso, a aula se torna mais atrativa, dinâmica e inteligente buscando a participação de todos?, finalizou Erick.
?Eles gostaram demais, pois é um método inovador e diferente com as atividades esportivas. Houve interação grande e envolvimento total dos alunos e professores. Eles ficaram presos o tempo todo no que estava sendo ensinado. O sucesso foi tão grande que já temos demanda de outras escolas municípios vizinhos?, contou a mobilizadora do curso em Formiga e funcionária do sindicato, Rosa Gontijo de Faria.

COMPATILHAR: