Pelo terceiro ano, a Altus, aliança de ONGs e centros acadêmicos de vários países, realizou a ?Semana de visitas à Delegacias de Polícia?, no mês de outubro de 2009. Com objetivo de avaliar o atendimento ao público e a transparência das unidades policiais em todo mundo, o relatório avaliou nove estados brasileiros e 20 países no mundo, entrevistando 1.014 delegacias.
No Brasil, a melhor avaliação ficou com o Distrito Federal. A capital brasileira obteve 55,85 pontos, sendo a única do país a ser classificada como adequada. Logo atrás, Rio de Janeiro e São Paulo, classificados com delegacias inadequadas, por pouco obtiveram a mesma classificação que o Distrito Federal, obtendo 52,82 e 52,01 pontos, respectivamente, mas abaixo dos 53 pontos considerados o mínimo para a atribuição.
Na outra ponta da tabela, Pará obteve a pior classificação nacional, com 38,59 pontos. Ainda assim, os paraenses ficaram pouco abaixo da média nacional que foi de 45,56 pontos, o que também classificou as delegacias nacionais como inadequadas.
A Altus é uma aliança global que atua em vários continentes e adota uma perspectiva multicultural para melhorar a segurança pública e o sistema de justiça criminal. Seu principal projeto é a Semana de Visitas, organizado para: 1) avaliar a qualidade de serviços prestados por departamentos de polícia; 2) identificar boas práticas policiais; 3) fortalecer a prestação de contas pela polícia no que diz respeito ao público a que ela serve; 4) promover os direitos humanos. Foram avaliadas as orientações para a comunidade; condições materiais; tratamento igualitário e sem preconceito; transparência e prestação de contas e as condições de detenção.

COMPATILHAR: