Todas as entrevistas agendadas para obtenção de visto nos consulados dos Estados Unidos emBrasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife entre os dias 22 e 26 de junho foram suspensas. Os solicitantes que tiveram a entrevista desmarcada receberão os detalhes de como reagendá-la, informou a Departamento de Estado americano.

O sistema de concessão de vistos a estrangeiros está com problemas técnicos desde o último dia 9. A falha afeta pedidos feitos depois de 8 de junho.

Nesta terça, a embaixada já havia informado que os viajantes com entrevistas agendadas em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife na quinta (18) e na sexta (19)  não deveriam comparecer ao consulado. A representação diplomática já havia cancelado as entrevistas de quarta na capital paulista.

Problemas técnicos
Nesta quarta, o porta-voz John Kirby disse em uma coletiva de imprensa que os problemas ainda não haviam sido solucionados. “Nossa divisão de assuntos consulares continua a experimentar problemas com o sistema de visto. Trata-se de um problema global e estamos trabalhando contra o relógio para resolvê-lo”, disse, segundo a agência Reuters.

Kirby afirmou ainda que mais de 100 especialistas dos setores público e privado estão tentando resolver o problema e que ele não poderia dar mais detalhes sobre a questão neste momento. Vistos de imigrantes não foram afetado pela falha.

A divisão de assuntos consulares dos EUA afirma que o problema não é específico de nenhum país. “Pedimos desculpas pela inconveniência e estamos trabalhando arduamente para sanar o problema e restaurar as operações por completo”, disse um comunicado da Embaixada.

 Nos casos de urgência – negócios, tratamento médico ou morte –há a possibilidade de o processo ser agilizado. O interessado terá de comprovar o motivo da urgência quando solicitado. 

G1

print
Comentários