Redação UN

Três vezes empossado para dois mandatos. Essa é a situação vivida pelo prefeito reeleito de Formiga, Eugênio Vilela, que devido a divergências entre os membros do Legislativo, precisou ser empossado duas vezes, em um prazo de apenas seis dias.

A primeira cerimônia de posse ocorreu em 2017, em sua primeira eleição para o cargo majoritário do município. Já em 2020, a sessão solene do Legislativo foi realizada no auditório Padre Aurélio (Antigo MAJ), no dia 1º de janeiro, aonde, horas antes havia ocorrido a posse e a polêmica eleição da Mesa Diretora da Câmara.

Comparecerem à solenidade realizada no primeiro dia do ano apenas os vereadores Juarez Carvalho, Cid Corrêa, Luiz Carlos Tocão, Luciano do Gás e José Geraldo da Cunha.

Conforme prevê o regimento, Eugênio e Adriana fizeram juntos o juramento de exercerem seus cargos em favor da população de Formiga, que os elegeu, sendo, em seguida, oficialmente empossados pelo então presidente do Legislativo, Juarez Carvalho.

Porém, com a publicação da portaria 01/2020 que tornou nula a eleição da Mesa Diretora do Legislativo, a posse de Eugênio e Adriana também perdeu a legitimidade, sendo necessária a convocação de mais uma reunião especial para refazer o ato.

A nova posse ocorreu na noite de quinta-feira (7), no Plenário da Câmara, com a presença dos 10 vereadores do município.

Dentre os presentes à solenidade estava o diretor do Foro da Comarca de Formiga, o juiz de direito Altair Resende de Alvarenga.

De início foi lida a portaria que declarou nula a primeira posse, documento assinado pelo novo presidente da Casa Flávio Martins e, em sequência, foi iniciado o ato de posse, a partir do juramento de Eugênio e Adriana.

Aos moldes da primeira reunião, a vice-prefeita fez uso da palavra e se comprometeu a ser atuante junto à administração e a representar, em especial, as mulheres.

Eugênio Vilela, mais uma vez, agradeceu o voto de confiança recebido, falou sobre os desafios que enfrentará neste novo mandato e se comprometeu a trabalhar a favor da população.

A seguir fizeram uso da palavra os membros da Mesa Diretora e os demais vereadores que desejaram felicitar os novos chefes do Executivo.

O vereador Flávio Couto aproveitou a solenidade para homenagear, por meio de um vídeo, o padre Aloízio Back , vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, falecido na noite de quarta-feira (6), em Campo Belo, onde estava internado após contrair o novo coronavírus.

Para encerrar a reunião especial, Eugênio, Adriana e os demais vereadores assinaram a ata de posse que oficializa o ato solene.

COMPATILHAR: