A União Européia anunciou nesta segunda-feira (30) que voltará a permitir a importação de carne bovina in natura dos estados de São Paulo e Paraná. O anúncio foi comunicado à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. A decisão será publicada oficialmente em julho.
As exportações do Brasil para a Europa haviam sido totalmente suspensas no início do ano, depois que os brasileiros falharam em apresentar um sistema de rastreabilidade do rebanho bovino de acordo com as exigências dos europeus. Depois de negociações, estavam habilitados a exportar carne bovina para o bloco os estados de Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo e Santa Catarina, segundo o ministério.
Livre de aftosa
A habilitação é conseqüência do reconhecimento dado aos dois estados como áreas livres de febre aftosa com vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), no final de maio. Técnicos do bloco econômico concluíram que foram cumpridas as exigências sanitárias européias. Regiões adicionais de Argentina e Paraguai também foram liberadas para exportar.
Recentemente, as autoridades responsáveis de Argentina, Brasil e Paraguai realizaram esforços consideráveis para melhorar a situação sanitária animal em seus respectivos países, em particular no que diz respeito à febre aftosa, disse a Comissão em comunicado.
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, Mato Grosso do Sul deve ter o reconhecimento da OIE de área livre de febre aftosa com vacinação no final de julho. A partir daí, o ministério irá requisitar que o estado também volte a ser habilitado para exportar carne à União Européia.
Rastreabilidade
A Comissão afirmou que a decisão de relaxar o veto a exportadores em São Paulo e Paraná, após dois anos de embargo, significa que os dois estados agora terão que cumprir as exigências especiais para os exportadores brasileiros de carne bovina, ligadas à questão da rastreabilidade dos rebanhos.
A UE costumava comprar os melhores e mais caros cortes, sendo o segundo destino em volumes da carne brasileira. De acordo com a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária, no ano passado o bloco importou 195 mil toneladas de carne bovina in natura, totalizando 1,08 bilhão de dólares. Essa quantidade representa cerca de um terço da receita total de exportações brasileiras.

COMPATILHAR: