A gerência regional do Ministério do Trabalho e do Emprego já prepara o programa em reflexão ao Dia Nacional das Vítimas de Acidentes de Trabalho, oficialmente lembrado em 28 de abril (nesta quinta-feira). Durante todo o dia, em estruturas montadas no calçadão em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, serão repassadas informações sobre o que é os mais frequentes e as ações preventivas em desenvolvimento.
A programação é organizada com o apoio de vários sindicatos e entidades de classe do município, a exemplo do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná. Há anos, o Sinduscon/Oeste adota programas voltados à segurança de colaboradores em canteiros de obras e para reduzir o número e a gravidade de acidentes de trabalho na construção civil.
?E os resultados aparecem. Os empresários e os operários estão cada vez mais conscientes que a prevenção é o melhor caminho?, informa o consultor de Segurança do Trabalho do Sinduscon/Oeste, Agnaldo Mantovani. A construção civil oferece riscos sim, mas as medidas preventivas, a disponibilização e uso de equipamentos e dispositivos de segurança e constantes capacitações contribuem para diminuir significativamente o volume de ocorrências, diz o presidente do Sindicato, Gerson Lorenzi. ?Respeitar a legislação vigente é indispensável?, afirma.
Assessoramento
O Sinduscon/Oeste, que representa 114 construtoras de Cascavel e da região, conta com assessoramento especial no campo da segurança no trabalho. São profissionais habilitados que regularmente percorrem os canteiros de obras. Eles fazem diagnósticos de riscos e apresentam formalmente orientações de como evitá-los. Também são feitas pequenas palestras nos próprios locais de trabalho, para ressaltar a importância de se proteger.
Os empresários estão mais atentos às suas responsabilidades e os empregados começam a perceber a força de proagir, de seguir normas e de usar sempre os equipamentos e regras de segurança, conforme Agnaldo. ?Aumentou o volume de contratações nos últimos anos, mas há uma sensível redução no número e na gravidade das ocorrências. Porém é preciso avançar sempre e estabelecer uma política de contato permanente com o trabalhador, constante e eficiente?, diz o consultor.
O tema segurança no trabalho assume cada vez mais espaço no cronograma de treinamentos anuais. A maioria é oferecida sem nenhum custo e outros, promovidos com parceiros, têm custo simbólico. Outra boa notícia, conforme Agnaldo Mantovani é o avanço no número de criação de Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) nos canteiros de obras. ?Quanto mais se puder refletir e agir para reduzir o número de acidentes, melhores os resultados serão?, observa.

COMPATILHAR: