Nesta segunda-feira (25), celebra-se em todo o Brasil o “Dia de Combate à Violência Contra a Mulher”. Em Formiga, a Administração Municipal, por meio da secretaria de Desenvolvimento Humano, realizou uma panfletagem e atividades de conscientização na Praça Getúlio Vargas. Coordenada pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), a manifestação contou com a participação dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), da Polícia Militar, da Irmandade das Flores e da Associação das Mulheres.

Apesar de não ter ocorrido menção específica sobra a data, hoje também comemora-se o Dia Municipal “Milena Siqueira de Combate ao Feminicídio”, instituído por meio da lei lei 5402 de 5 de junho deste ano.

A data

O “Dia de Combate à Violência Contra a Mulher” foi estabelecido como resultado do primeiro “Encontro de Feministas Latino-americano e do Caribe, realizado em Bogotá, no ano de 1981. A data foi criada em homenagem às “Irmãs Mirabal”, que foram brutalmente assassinadas pelo ditador Trujillo, em 25 de novembro de 1960, na República Dominicana. Na ocasião, as três irmãs retornavam de Puerto Plata, local onde se encontravam detidos os seus maridos. Elas foram detidas na estrada e assassinadas por agentes do Governo Militar. A ditadura tirânica simulou um acidente.

Imprimir
Comentários