Alguns dos cursos da área da saúde do Unifor-MG comemoraram o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, com o evento ?Mulher em Destaque? que teve como objetivo oferecer uma noite de beleza e saúde para o público feminino.
Na noite de quarta-feira (12), os alunos de estética, enfermagem e fisioterapia do Unifor-MG ofereceram diversos serviços na praça de alimentação do Prédio 1.
Os alunos do curso de estética realizaram sessões de maquiagem, estética facial e peeling. Os estudantes de enfermagem prestaram orientações sobre como prevenir o câncer de colo uterino e o câncer de mama, além de orientações gerais sobre outras doenças, como o HPV.
Já os acadêmicos de fisioterapia fizeram massagem e abordaram sobre algumas doenças, como a incontinência urinária, as formas de prevenção, diagnóstico e tratamentos que podem ser feitos na Clifor (Clínica Escola de Saúde do Unifor-MG), além de outras orientações.
A coordenadora dos cursos de enfermagem e estética, professora Maria das Graças Oliveira, ressaltou que o evento ?Mulher em Destaque? está no terceiro ano consecutivo e enfatizou a importância desse tipo de atividade para os acadêmicos. ?Os alunos ficam muito empolgados porque eles veem como é a atuação deles frente ao público. As mulheres procuram bastante pelos serviços, porque hoje elas estão se preocupando mais com a saúde e com a beleza?.
Segundo o aluno Lucas Ribeiro, do 9º período de enfermagem, eles orientaram as mulheres a procurarem os postos de saúde para fazerem os exames de prevenção do câncer de colo uterino e alertaram sobre a gravidade da doença. ?É sempre importante repassar as informações, estamos aqui para aprender e repassar os conhecimento, essa é a função principal do enfermeiro?.

Curso de serviço social também faz homenagem às mulheres

Na semana passada, as mulheres foram recepcionadas nas portarias do prédio 1 e prédio 4 com uma mensagem de saudação pelo Dia Internacional da Mulher. A homenagem foi feita pelos alunos/estagiários do curso de serviço social do Unifor-MG participantes do Projeto de Extensão ?Serviço Social no Bairro?.

Segundo a supervisora do projeto, a assistente social Nelma Ferreira, a recepção foi uma forma que o curso encontrou para comemorar o dia 8 de março e deixar uma mensagem para ?as mulheres que lutam, que buscam, que fazem um movimento, as mulheres que mudam o mundo?.

Além de entregarem as mensagens para as mulheres nas portarias, os alunos circularam pelo campus universitário e levaram a lembrança também nos departamento do Unifor-MG para as funcionárias da Instituição.

No curso de serviço social, estuda-se muito os direitos sociais. No dia 8 março, dia internacional da luta feminista, fazemos questão de lembrar as conquistas das mulheres. A frase ?Mulheres em Movimento Mudam o Mundo?, estampada em nossas camisetas, diz respeito à caminhada das mulheres em busca de igualdade e respeito. Nossa atividade no campus foi para parabenizar todas as mulheres da comunidade acadêmica, como também para marcar o início do trabalho com as mulheres no projeto de extensão Serviço Social no Bairro, salientou a coordenadora do curso, professora Flávia Gonçalves Canesqui.

COMPATILHAR: