A ex-aluna do curso de Tecnologia em Gestão Financeira do IFMG campus Formiga, Ana Paula Silva, é a nova analista técnico I do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG) microrregião de Formiga.

Na função, a analista será responsável pelos projetos desenvolvidos juntos ao Sebrae na região, bem como captação de recursos e articulação de parceiros para promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo e economia local.

Ana Paula participou do processo seletivo com quase 100 candidatos, que foram aprovados na primeira etapa e convocados para a segunda, não sendo possível precisar quantos se inscreveram inicialmente no processo. A primeira etapa foi de análise curricular, a segunda uma prova de conhecimentos, a terceira uma avaliação coletiva de habilidades e perfil, na sequência entrevista, exame admissional e análise documental.

Para se preparar bem para o processo seletivo, a egressa destacou “muito estudo sobre a organização Sebrae e os arquivos das disciplinas cursadas no IFMG a fim de relembrar os conteúdos de Gestão de Projetos, Administração Geral e Gestão Estratégica, que eram parte dos temas exigidos para a etapa da prova de conhecimentos”.

Ela enfatizou que o curso ajudou muito na aprovação. “Eu já possuía certo conhecimento devido ao meu outro trabalho e o curso completou o que eu precisava para passar no processo seletivo. Para a vaga era exigido curso superior e conhecimento nas áreas das disciplinas que mencionei. Os conhecimentos específicos exigidos foram construídos ao longo do meu curso de Gestão Financeira e nesse momento do processo, os arquivos que tinha das disciplinas foram úteis para relembrar”.

Ana Paula teve sua outorga de grau no dia 8 de fevereiro deste ano, mas já havia concluído as disciplinas em 2015 e apresentado seu Trabalho de Conclusão de Curso em dezembro de 2016, tendo participado, durante o período da graduação, de projetos de extensão e pesquisa realizados no Campus Formiga. Para o futuro, ela pretende cursar pós-graduação em Gestão de Projetos e mestrado na área de finanças, além de aspirar a crescimento profissional no Sebrae.

Para quem está ingressando no curso de Gestão Financeira ou está para ingressar no mercado de trabalho, a ex-aluna deixa o seu recado: “aos ingressantes de Gestão, que levem o curso muito a sério, estudem para aprender e não simplesmente para terem boas notas nas provas ou no currículo; participem dos núcleos de extensão e pesquisa, pois eles permitem um melhor aproveitamento e aperfeiçoamento das disciplinas cursadas. Aos ingressantes no mercado trabalho, confiem em seu potencial. Não tenham receio de se candidatarem às vagas em grandes empresas, pois o nosso curso dispõe de uma bagagem ampla e que é a exigida no mercado, tanto nos processos seletivos quanto concursos públicos. Melhorem sempre as habilidades de oratória e comunicação e, com certeza, as oportunidades virão e assim como eu nesse momento, outros egressos hoje, tem posições de sucesso profissional”.

(Foto: Divulgação IFMG)

A equipe do Campus Formiga também é lembrada. “Aproveito para saudar a equipe do IFMG – Campus Formiga que com tanto zelo contribuiu para a minha formação e de tantos outros, em especial, aos meus professores, que de forma mais próxima me acompanharam, incentivaram, exigiram, “puxaram a orelha” e claro, de forma tão cuidadosa e responsável nos transmitiram seus conhecimentos. A todos, meu reconhecimento e gratidão”, finalizou.

 

Fonte: Assessoria IFMG||

COMPATILHAR: