O bibliotecário Nelson Marcos Ferreira, egresso do Unifor-MG, foi aprovado em sete concursos públicos: 1º lugar na UFU (Universidade Federal de Uberlândia); 1º lugar na UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro); 1º lugar na Câmara Municipal de São Carlos; 1º lugar na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (cidade de Franca); 2º lugar no Instituto Federal Goiano ? IFGoiano (cidade Urutaí); 4º lugar na UFV (Universidade Federal de Viçosa ? Campus de Rio Paranaíba) e 12º lugar na Ufla (Universidade Federal de Lavras).
Entre essas opções, ele assumiu o cargo de bibliotecário na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica. O concurso foi realizado no dia 15 de dezembro de 2013 e contava com apenas uma etapa com prova objetiva de conhecimentos específicos de biblioteconomia, português, legislação e informática. O resultado foi divulgado no dia 10 de janeiro deste ano. Nelson Ferreira tomou posse no dia 12 de março, coincidentemente, no Dia do Bibliotecário.
?As expectativas são as melhores possíveis. Fazer parte do corpo administrativo dessa conceituadíssima universidade muito me honra, além de despertar em mim uma grande responsabilidade, pois é um desafio novo. Espero fazer a minha parte com muita determinação, compromisso, entusiasmo e responsabilidade?, comentou.
Segundo Nelson Ferreira, o Centro Universitário de Formiga teve papel fundamental no resultado dessas conquistas. ?O curso de biblioteconomia me proporcionou toda a base teórica e prática para subsidiar meus estudos posteriores, focado em concursos públicos para bibliotecário-documentalista. Além disso, a política de acesso à Biblioteca para egressos dos cursos do Unifor-MG também é algo a ser ressaltado. Mesmo depois de formado, é possível fazer a carteira de sócio e fazer empréstimos de materiais do acervo. Isso me ajudou muito a ter acesso à bibliografia que era solicitada nos concursos?.
O egresso enfatizou a qualidade da graduação oferecida pela Instituição. ?O curso de Biblioteconomia do Unifor-MG tem excelência no ensino, é sempre reconhecido nos processos de certificação do MEC (Ministério da Educação). Além disso, os profissionais bibliotecários formados por aqui se inserem com muita rapidez no mercado de trabalho, seja este na iniciativa privada ou pública. Nossos bibliotecários estão espalhados por todo o Brasil, cumprindo sua missão social com grande profissionalismo, além de estarem, também, inseridos na docência e na pesquisa. Se você colocar uma estrela no mapa do Brasil onde tem um bibliotecário formado pelo Unifor-MG, você vai ver que tem muita gente brilhando país afora?.
Nelson Ferreira resumiu que sua trajetória profissional se iniciou no final da graduação. ?Sempre me interessei pelos processos de automação de bibliotecas. Diante disso, comecei a estudar um software livre de automação de bibliotecas, chamado BIBLIVRE, que me foi apresentado pela Profa. Ms. Sônia Miranda. Após o estudo e um treinamento no Rio de Janeiro, conjuntamente a outras bibliotecárias da rede municipal de educação de Formiga, comecei a realizar treinamentos desse software. Os primeiros treinamentos foram para meus colegas do curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG e para os outros bibliotecários da rede municipal de educação de Formiga. Logo que me graduei, percebi aí um nicho de mercado e me inseri de vez na consultoria e treinamentos com esse software. Esse treinamento já foi ministrado por mim em algumas cidades de Minas Gerais, em Curitiba, Florianópolis, Goiânia e Rio de Janeiro.

COMPATILHAR: