O senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) está internado desde o dia 21 de maio no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de leucemia. Segundo um comunicado da assessoria do senador mineiro, ?a doença foi diagnosticada bem no início? e Itamar Franco passa bem.
O hospital confirma a internação e informa que Itamar Franco deve ter alta em breve. Segundo um relatório do Einstein, ?o senador realizará tratamento médico a fim de alcançar a cura para uma leucemia. A doença foi diagnosticada bem no seu início e o paciente está se sentindo muito bem, com todas suas funções vitais normais?.
Segundo a assessoria do ex-presidente, Itamar Franco deve ter alta em até 25 dias. Em virtude do tratamento, o senador do PPS seguiu recomendações médicas e pediu licença de 30 dias das atividades no Senado.
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse esperar que Itamar Franco se submeta ao tratamento e esteja em condições de voltar ao trabalho na Casa em até um mês. ?Ele está bem, apenas diagnosticaram um problema nos leucócitos. Acho que ele vai pedir licença de 30 dias e depois terá condições de voltar ao trabalho?, afirmou Sarney.
A doença
?Leucemia? é o termo genérico utilizado para o câncer que atinge os glóbulos brancos, parte do sistema de defesa do organismo, na medula óssea, segundo o Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde. A doença impede ou prejudica a formação de glóbulos vermelhos e brancos e de plaquetas, causando anemia, abrindo espaço para infecções oportunistas e aumentando o risco de hemorragias.
A doença atinge tanto adultos quanto crianças. A mais comum em crianças é a ?linfoide aguda? e a nos adultos é a ?mieloide aguda?, que pode ter diversos subtipos.
O tratamento básico consiste em destruir as células anormais que se acumulam na medula, com quimioterapia. Em alguns casos é necessário o transplante de medula óssea.
História
Segundo o Centro de Informação de Acervos dos Presidentes da República do Arquivo Nacional, Itamar Franco nasceu a bordo de um navio que fazia a rota Salvador-Rio de Janeiro, tendo sido registrado na capital baiana no dia 28 de junho de 1930. Ele foi criado em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais, e tem 81 anos.
O senador formou-se engenheiro civil e eletrotécnico, em 1954, na Escola de Engenharia de Juiz de Fora. Participou do movimento estudantil de Juiz de Fora, na presidência do Diretório Acadêmico de Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Itamar Franco foi presidente da República, depois do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, de 1992 a 1994. Foi também governador de Minas Gerais, senador durante 16 anos, prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos e embaixador do Brasil na OEA, em Portugal e na Itália. Como presidente, implantou o Plano Real, que estabilizou a moeda e acabou com a inflação, assinou a Lei dos Genéricos, a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que abriu caminho para programas de transferência de renda, entre outros.

Imprimir
Comentários