Essa semana, por meio de nota, a prefeitura de Formiga divulgou a decisão de retomar o Brasão original da cidade. Uma Comunicação Interna (CI) foi enviada para todas as secretarias orientando sobre o correto uso do brasão do Município de Formiga.
De acordo com a nota, o brasão que estava sendo usado foi alterado na gestão anterior ( de Aluísio Veloso da Cunha) e tem diferenças em relação a formas gráficas e cores. ?Desde que o brasão foi alterado, na administração passada, o idealizador do original, Coronel Gilberto de Freitas, vem alertando a administração municipal sobre esse fato?.
Ao ser divulgada a decisão da retomada do Brasão original, o ex secretário de Comunicação do Governo Aluísio Veloso, (2005/2008, 2009/2012) usou a página do Portal Últimas Noticias na rede social Facebook para se manifestar, desmentindo a mudança durante os oito anos em que a administração anterior comandou a cidade.
Confira na íntegra as informações prestadas pelo ex-secretário da Secom:
? Sobre o brasão, é importante recolocar alguns fatos no lugar.
A afirmação da Secom de Formiga, registrada na matéria acima citada, de que o brasão que vem sendo usado foi alterado na gestão anterior é inverídica e precoce.
Sugiro a quem interessar que verifique a edição 584, de 30 de dezembro de 2010, do extinto Jornal A Cidade, à página 5. http://www.formiga.mg.gov.br/…/acid584site.pdf
Lá estão publicadas capas históricas das edições do jornal em múltiplos de 50. O mesmo brasão alterado na gestão anterior já estava alterado na edição 150 (março de 2001), 200 (novembro de 2002) e 250 (maio de 2004). Relembrando, o governo Aluísio foi de 2005 a 2012.
Acredito, porém, que a atitude de retomar o brasão original é digna de reconhecimento. O Cel. Gilberto Freitas, seu criador, é um cidadão que merece respeito e consideração principalmente pelos grandes serviços prestados à cidade, muitas vezes de maneira voluntária.
Aliás, essa história foi contada pelo jornal A Cidade na edição 606, de 03 de junho de 2011, à página 4 http://www.formiga.mg.gov.br/…/acid606_site.pdf?
O brasão
O brasão foi instituído pela Lei Municipal 665, de 14 de dezembro de 1967, que institui símbolo municipal e dá outras providências, durante a gestão do prefeito Mariano Silva. Coronel Gilberto Freitas idealizou o brasão; já o desenho e a composição heráldica ficaram por conta de Alberto Lima, então chefe do gabinete fotográfico do Exército Nacional.

COMPATILHAR: