Doenças cerebrais são graves e mesmo os menores sintomas não podem ser deixados de lado. Para detectar tumores, Acidente Vascular Cerebral (AVC), derrames, fraturas e aneurismas, o método mais indicado é o exame de tomografia.
Pessoas de qualquer idade podem passar pelo procedimento, que utiliza técnicas superiores às do raio-x, e obtém imagens do local a ser analisado pelo médico em diferentes ângulos. Devido à exposição à radiação, a tomografia só é feita mediante solicitação médica e descartada em exames de rotina. O exame bem feito, segundo especialistas, não gera consequências. Se mal feito, entretanto, pode provocar cataratas ou até mesmo a formação de tumores pela radiação.
A tomografia pode ser aplicada em qualquer parte do corpo, e o único pré-requisito é que o paciente fique deitado, sem se mexer. Isso porque o aparelho é que se movimenta. Tal rotação permite que a imagem gerada em vários ângulos tenha densidade maior, de forma que as estruturas corporais sejam vistas no laudo, bem diferenciadas umas das outras. Atualmente, o exame é o principal método de detecção de doenças cerebrais e pode identificar patologias antes mesmo da aparição dos primeiros sintomas.

COMPATILHAR: