A partir de segunda-feira (16), os agendamentos de exame, atualmente feitos no Laboratório Municipal, serão feitos em novo local. Ficará responsável por marcar os exames o Laboratório São Luiz, empresa que é credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde novembro passado.

A decisão de desativar o Laboratório Municipal tem como intuito melhorar o atendimento aos cidadãos. O usuário poderá se deslocar para a unidade mais próxima à residência dele e, com isso, evitará filas. A nova medida irá gerar uma economia de mais de R$100 mil por ano ao município com aluguel e insumos.

O aluguel do prédio que abrigava o Laboratório Municipal, localizado na avenida Benedito Governador Valadares, era o mais caro pago pela Prefeitura; R$8 mil/mês.

Os agendamentos de exames podem ser feitos em três unidades do Laboratório São Luiz: do bairro Quinzinho (rua Nenê Belo, 420), no Água Vermelha (rua Nossa Senhora da Abadia, 391) e no Ouro Negro (avenida Abílio Machado, 1046). O horário de coleta será das 7h às 9h. A partir das 10h30, as unidades estarão disponíveis para agendar os exames.

Os funcionários que atuavam no Laboratório Municipal ficarão disponíveis para serem realocados para outros departamentos. A Secretaria de Saúde ressalta que os resultados de exames não retirados até a data da mudança serão entregues na sede da pasta.

A Secretaria de Saúde ainda explica que não houve nenhuma espécie de terceirização do serviço, uma vez que o Laboratório São Luiz é cadastrado no SUS e receberá o valor determinado pela tabela do Ministério da Saúde.

Vigilância Sanitária

Com a devolução do imóvel onde funciona o Laboratório Municipal, a Vigilância Sanitária, que atendia no mesmo prédio, passou a funcionar em novo endereço. O órgão está atendendo, provisoriamente, na sede da Secretaria de Saúde, no Edifício Antônio Vieira, à rua Doutor Teixeira Soares, 264, Centro.

Unidade Quinzinho, do Laboratório São Luiz, localizada na rua Nenê Belo, 420 (Imagem: Google Street View)

 

Fonte: Prefeitura de Formiga||

COMPATILHAR: