A partir de abril, a marcação de exames clínicos será feira nos  Programa de Saúde da Família (PSF).  Dessa forma, assim que o paciente sair da consulta com o pedido de exame, ele já poderá solicitar o agendamento com o atendente do próprio PSF.

Atualmente, a marcação é feita apenas nas sedes do Laboratório São Luiz, empresa responsável por fazer os exames.

O pedido será encaminhado para o Laboratório São Luiz, que fará o agendamento e repassará a informação para o PSF, que, por sua vez, entrará em contato com o usuário. A devolução do receituário ao paciente deverá ser feita em até sete dias, contendo data, local e instruções para coleta. O laboratório possui sede nos bairros Quinzinho, Ouro Negro e Água Vermelha.

São oferecidos gratuitamente mais de 60 exames clínicos pelo SUS, sendo que 22 deles são de atendimento de urgência. Esses terão um prazo de resposta menor, mas deverão cumprir regras mais rígidas por parte do profissional de saúde para que o exame seja feito sem a necessidade de agendamento.

O protocolo para a vigência deste projeto foi aprovado, na terça-feira (14) durante reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada no plenário da Câmara. Além de facilitar a vida do usuário do SUS, a ideia é desenvolver uma relação mais íntima e humanizada com o paciente.

O projeto foi aprovado durante reunião do Conselho Municipal de Saúde (Foto: divulgação)

 

Fonte: Secom/Formiga||

COMPATILHAR: