O excesso de peso eleva o risco de desenvolver dez dos tipos de câncer mais comuns, de acordo com o mais abrangente estudo já realizado sobre a relação entre obesidade e câncer, publicado na Grã-Bretanha.
Em um artigo na revista de medicina ?Lancet?, os cientistas da London School of Hygiene and Tropical Medicine afirmam que o país teria 12 mil casos de câncer a menos por ano se ninguém estivesse acima do peso.
Se os níveis de obesidade continuarem a aumentar, estimam os pesquisadores, 3.700 novos diagnósticos de câncer serão feitos anualmente. A pesquisa monitorou alterações na saúde de 5 milhões de pessoas que vivem na Grã-Bretanha durante sete anos.
Os autores descobriram uma relação direta entre o aumento de peso ? de 13 a 16 kg em adultos ? e o crescimento do risco de desenvolver seis tipos de câncer. O câncer de útero foi o que teve o maior aumento de risco. Depois vieram os de vesícula, rim, colo do útero, tireoide e a leucemia ? que teve o menor aumento do risco. ?Houve uma grande variação no efeito do IMC sobre diferentes tipos de câncer?, disse Krishnan Bhaskaran, que coordenou a pesquisa.

COMPATILHAR: