Apesar da crise mundial, as exportações mineiras de carne suína continuam em expansão. As vendas do produto no primeiro bimestre de 2012 possibilitaram uma receita da ordem de US$ 11,5 milhões, cifra 84% superior à registrada em idêntico período do ano passado. No Brasil, as exportações da suinocultura movimentaram US$ 190,8 milhões, registrando uma retração de 0,2% no período.
Os números foram divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e analisados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Para o superintendente de Política e Economia Agrícola, João Ricardo Albanez, a suinocultura foi beneficiada pela forte valorização das commodities nos maiores mercados de destino dos produtos mineiros em 2011; agora, o setor começa a obter resultados com as vendas para a China. Há também o reforço de vendas para Hong Kong.
?A soma desses fatores possibilitou à suinocultura responder por cerca de 11% nas exportações do segmento carnes de Minas este ano?, acrescenta Albanez. ?O fator que mais contribuiu para o aumento das exportações mineiras de carne suína nos dois primeiros meses deste ano foi a expansão dos embarques para 4,6 mil toneladas, um volume 93,4% superior ao acumulado dos dois primeiros meses de 2011?, explica Albanez.
Aumento sustentável
O presidente da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (Asemg), João Bosco Martins de Abreu, considera que ?o aumento das exportações do setor é sustentável?. Ele diz que é possível expandir ainda mais as vendas a partir de abril, com a adesão de um número maior de clientes no mercado chinês.
Segundo as análises de especialistas da suinocultura, embora exista atualmente o impacto da crise internacional, a tendência é de melhoria dos resultados para o conjunto das exportações do agronegócio brasileiro. ?Teremos expansão de crescimento e das cotações no exterior?, prevê o dirigente.
De acordo com Abreu, os suinocultores mineiros estão investindo no aumento da produção com base nas expectativas positivas. Segundo dados da Asemg, a produção das granjas mineiras em 2011 foi de 450 mil toneladas, volume que deve ser mantido este ano.

COMPATILHAR: