Esta sexta-feira (25) está sendo um dia atípico em Formiga. Isso porque os formiguenses se depararam logo cedo, ao ir para o trabalho, com uma frota de carros velhos da Prefeitura estacionados em frente ao prédio da administração municipal, na rua Barão de Piumhi, até na rua Bernardes de Faria, próximo à Câmara Municipal.
Em virtude da exposição, o trânsito na cidade está bastante tumultuado, já que as ruas citadas são as principais vias de acesso para os bairros. Motoristas precisam enfrentar filas de carros parados e, ainda, terem o cuidado de não colidirem com os veículos que transitam na mão contrária de direção, porque a rua ficou muito estreita devido aos carros estacionados pela Prefeitura. ?Estou gastando meu combustível, parado na rua. Quem vai pagar a minha conta depois? Isso é uma vergonha?, protestou um motorista.
Para agravar a situação, os veículos da Prefeitura estão estacionados em pontos de ônibus, dificultando a parada dos itinerantes para o embarque e desembarque de passageiros. Também é fácil encontrar os ?carros da exposição? parados em esquinas (o que é infração de trânsito), impedindo a visão de outros motoristas, e em lugares onde há placas de proibido estacionar. ?Um acidente de carro pode acontecer a qualquer momento. É uma cidade sem leis. Estamos vivendo uma guerra civil?, disse revoltado um motorista.
A descarga dos carros velhos da Prefeitura começou na noite de quinta-feira (24), por volta das 23h. Alguns veículos, sem rodas, faltando peças, foram transportados com a ajuda de guinchos, mas vários chegaram à rua Barão de Piumhi guiados por motoristas, em pleno funcionamento. Pedestres que pararam para ver o ?espetáculo? gritavam que queriam comprar um dos veículos estacionados, pois aparenta estar em ótimo estado.
Os veículos exibidos pela Prefeitura foram adquiridos em governos passados. Alguns têm 40 anos de idade. Uma lista com a relação de carros comprados em administrações anteriores foi disponibilizada na internet pelo ex-prefeito Aluísio Veloso/PT. Os veículos datam de 1970 a 2003. Em 70, no governo de Mariano Silva. De 1973 a 1977, Lufrido Nascimento era o prefeito. De 77 a 82, Antônio da Cunha Resende (Ninico). De 83 a 87, prefeito Eduardo Brás (primeiro mandato); 1990 a 1991, prefeito Jaime Mendonça; De 94 a 96, prefeito Juarez Carvalho (primeiro mandato); 97 a 2000, no governo de Eduardo Brás (segundo mandato); 2001 a 2003, prefeito Juarez Carvalho (segundo mandato).
Segundo o ex-prefeito Aluísio Veloso, em lista apresentada, 80 novos veículos foram adquiridos durante os oitos anos em que esteve à frente do Executivo.
O que dizem os eleitores de Moacir
A reportagem foi às ruas para saber o que pensa os formiguenses a respeito da exposição dos veículos velhos. As opiniões são diversas.
?A gente acha que é uma forma do novo prefeito mostrar o descaso da administração anterior?, afirma um moto-taxista, eleitor de Moacir Ribeiro.
Outro cidadão, que também votou no atual prefeito, pensa diferente. ?Eu acho estranho parar em local indevido, atrapalhando a movimentação da cidade?, .
?Essa manifestação foi uma idealização da atual gestão, baseada na opinião de assessores oriundos de outras cidades?, opinou um.
Na Prefeitura
A secretária adjunta de Comunicação, Cida Leal, disse que o chefe de Gabinete, José Terra de Oliveira Júnior, irá se reunir com a imprensa à tarde para esclarecer a medida tomada pela administração de expor os veículos velhos em via pública.
Nota de repúdio
Confira abaixo a nota de repúdio postada no grupo de discussão Observatório da Política Formiguense, no Facebook.

Dar publicidade de uma frota pública expondo somente o que chamam de sucata (e não mostrar os veículos novos), não revela a realidade da frota deixada pelo ex-prefeito e tenho lá minhas dúvidas da legalidade dessa medida!
Espero que o Ministério Público esteja de olho nessa atitude. Será que ela atende os interesses públicos? Será que utilizaram dinheiro público (e funcionários públicos – que estavam lá) só para bancar isso? Os bens ficarão expostos na madruga? Vai haver algum responsável vigiando? Quem vai pagar esse vigia?
Os cidadãos que lá estavam ficaram indignados. Ora, gastar dinheiro público com ?sucata?? Estranho, não? Sucata ou vc vende… ou joga fora! Gastar ainda mais dinheiro público só pra fazer ?protesto?? Quanto será que recebeu a empresa que guinchou os carros?
Mas, o pior poucos sabem! Muitos veículos chegaram até lá funcionando normalmente (sem auxílio do guincho). Agora, ?sucata? anda? Quem está pagando o combustível desses veículos?
Por fim, só pra registrar, a maioria dos carros que estão lá, tem mais de 15 anos de uso. Não são nem da gestão do exprefeito Aluísio (2005-2012 – que os recebeu sem esse acinte e ainda montou uma nova frota)! Será que os novos gestores queriam que esses bens com mais de 15 anos estivessem como? Será que eles acham que carro público roda na mesma quantidade que carro particular? Por qual motivo não expuseram também a frota dos carros novos (que são mais de 80)? Não seria esta uma grande jogada para tentar TERCEIRIZAR toda a frota e vender nosso patrimônio público? Pense bem!
OBSERVATÓRIO DA POLÍTICA FORMIGUENSE

COMPATILHAR: