Ainda na esteira do escândalo do uso não consentido de dados de mais de 50 milhões de usuários, o Facebook anunciou nesta quarta-feira (4) que vai repaginar pela primeira vez desde 2015 sua política de dados, uma espécie de carta de intenções em que a rede social explica quais informações coleta dos usuários, de que forma as processa e quais empresas podem acessá-las. Também houve uma simplificação dos termos de serviço.

As principais novidades são:

  • a unificação dessa política para abranger a forma como os dados são tratados no Facebook, Messenger e Instagram;
  • detalhamento de todos os dados pessoais coletados na rede social;
  • esclarecimento das informações recolhidas em dispositivos em que o site é usado, como celulares computadores e até TVs;
  • listagem de como novos serviços criados após 2015, como Marketplace e vídeos 360º.

Segundo o Facebook, a modificação da política de dados não tem a intenção de incluir novas solicitações de informações de usuários.

A rede social receberá comentários de usuários por sete dias até promover a alteração de vez da política de dados e dos termos de serviço. Associada à criação do atalho de privacidade anunciado na semana passada, essa é uma das medidas tomadas pelo Facebook para remediar o mal-estar gerado após a descoberta de que informações de usuários da empresa foram obtidas e exploradas pela Cambridge Analytica, consultoria política que trabalho na campanha presidencial de Donald Trump.

 

Fonte: G1||https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/facebook-altera-politica-de-dados-para-exibir-o-que-coleta-de-celulares-e-abranger-instagram-e-messenger.ghtml

COMPATILHAR: