A Faculdade Pitágoras de Divinópolis promove, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, o II Seminário de Comunicação. O evento, aberto a todos os alunos, profissionais de comunicação e administração e interessados na área de toda a região, contará com um ciclo de palestras que debaterá assuntos de interesse de todos os comunicólogos, ampliando conhecimentos e abrindo novas perspectivas de atuação no mercado de trabalho.
Com o tema ?Comunicação Estratégica e Novas Mídias nas Organizações?, o seminário trará nomes consagrados da área para debater com os convidados um dos temas mais pertinentes da atualidade. As palestras, na terça e quarta-feira, têm início às 19h e ocorrerão no Centro de Convenções da Faculdade Pitágoras, na rua Santos Dumont, 1001, bairro do Carmo, em Divinópolis. A entrada é franca.
De acordo com o diretor geral da Faculdade Pitágoras, unidade Divinópolis, Leandro Dizotti, este seminário é mais uma iniciativa que mostra o compromisso da instituição com a comunidade local. ?Grandes nomes da comunicação estarão presentes no evento e é uma chance de nossos alunos, ex-alunos e demais profissionais e interessados na área de comunicação social atualizarem conhecimentos e estabelecerem contatos profissionais. Esta, aliás, é uma das preocupações da Faculdade Pitágoras, que preza pelo ensino de qualidade com ênfase na realidade do mercado de trabalho?,explicou o diretor.
Palestras
Atualmente, o campo de trabalho em ações de marketing esportivo tem crescido bastante, se consolidando como um dos principais atrativos para os profissionais de comunicação social, sobretudo com a proximidade da Copa de 2014 (que será disputada no Brasil) e os Jogos Olímpicos de 2016 (Rio de Janeiro). Para abordar o tema ?Marketing Esportivo: a Comunicação como oportunidade de negócios?, no dia 23 (segunda-feira), a palestra de abertura será do professor Fred Albuquerque, publicitário com MBA em Marketing pela FGV (BH) e especialização em Ohio (EUA).
Entre seus trabalhos de marketing esportivo, destacam-se a consultoria à Topsports (Clube Atlético Mineiro), além de ser franqueado da Loja do Galo Savassi. Além disso, o palestrante é consultor credenciado ao Sebrae e sócio-diretor da Futebologia, empresa de desenvolvimento de produtos para o Futebol. Em seguida, será aberta uma mesa-redonda com vários profissionais da área, como o consultor do Sebrae, Marcos Fábio Gomes Ferreira, o secretário de Esporte e Lazer de Divinópolis, Rômulo Duarte; e a publicitária Vânia Vasconcelos.
No dia 24, o tema da palestra é outra oportunidade real para profissionais de comunicação social, tanto jornalistas quanto publicitários: as mídias sociais virtuais. Para abordar o tema ?Redes sociais virtuais: como utilizá-las como ferramenta de uma comunicação eficaz?, a palestrante será a publicitária Maria Luiza Rua Campos Tavares. Maria Luiza tem especialização em produção em mídias digitais e é mestranda em Tecnologia e Linguagem com pesquisa sobre produção de conteúdo para mídias móveis, consultora em gestão de conteúdo para mídias digitais pela PUC-Minas (BH), e desenvolve toda sua pesquisa de mestrado focada em produções para mídias sociais virtuais. Em seguida, a mesa de debates contará com especialistas na área, como secretário-adjunto de Governança Eletrônica da Prefeitura de Divinópolis, Rodrigo Comitante; o especialista em mídias digitais e sócio da Online Sites, Ertinho Ferreira; além da publicitária Silvana Maria, da Sim Comunicação e o jornalista e especialistas em linguagem e comunicação, Bernardo Rodrigues.
Na quarta-feira, dia 25, a palestra de encerramento terá como tema planejamento estratégico e comunicação: caminhos que se unem. O palestrante é o renomado professor Elimar Melo, mestre em administração (Gestão Estratégica das Organizações). Especialista em Marketing, Comunicação Social e Gestão Empresarial. Professor de pós-graduação em diversas instituições importantes do país, como a Fundação Getúlio Vargas, FEAD, Fundação Dom Cabral, PUC Minas e Faculdade Pitágoras. Após a palestra, uma mesa-redonda que contará com profissionais importantes do setor, como o Gerente do Sebrae/Divinópolis, Leonardo Mol; além do consultor de Marketing e professor Marcos Roberto Gomes e do profissional de Marketing e Comunicação, Netty Assumpção.
MBA ? Gestão da Comunicação Integrada
O II Seminário de Comunicação será realizado no mês que antecede o início da segunda turma da pós-graduação MBA-Gestão da comunicação integrada, da Faculdade Pitágoras. Segundo o coordenador dos cursos de comunicação social e do MBA, Francisco Resende, tais iniciativas têm como principal objetivo atender a demanda dos profissionais da área. ?Hoje em dia a qualificação é fundamental para o sucesso no disputado mercado de trabalho. Assim, tanto o seminário quanto o MBA em Gestão da Comunicação Integrada suprem esta lacuna na região e possibilitam a continuidade dos estudos para este grande público interessado?, finaliza.

COMPATILHAR: