Os 65 anos de fundação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) foram comemorados nessa quinta-feira (7), em Belo Horizonte, com homenagens a 20 pessoas e instituições, que prestaram relevantes trabalhos ao meio rural.

A data em que se celebra o Dia do Produtor Rural Mineiro também foi uma oportunidade para o reconhecimento e valorização de personagens que representam o sucesso do setor. Cerca de 600 pessoas compareceram à solenidade de entrega da 9ª Medalha do Mérito Rural Sistema Faemg.

O presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões, lembrou a importância econômica e social do agronegócio: “Mesmo em momento de crise, continuamos em trajetória positiva, confirmando a vocação nacional e, sobretudo, mineira, para a agropecuária. E hoje é o dia de valorizarmos estes homens e mulheres tão competentes, heróis quase anônimos, que fazem tudo isso acontecer com trabalho árduo, com inovação e grande senso ético. O setor hoje contribui com cerca de 42% do PIB do Estado, e representa 14% do PIB agropecuário do Brasil. Mais do que isso, tem cumprido sua missão de prover alimentos com alta qualidade e em quantidade suficientes para abastecer nossa população a preços acessíveis e com folga para a exportação, que correspondem hoje a um terço de todas as remessas internacionais do Brasil”.

Faemg 65 anos

 Roberto Simões lembrou a história da Faemg, desde sua fundação à atual estrutura: “Ao longo desses 65 anos, nosso objetivo central tem sido a capacitação do produtor, com foco em tecnologia, inovação, gestão, sustentabilidade, formação de emprego e renda. Temos hoje uma estrutura forte, por meio de nossos 385 sindicatos rurais, do Senar Minas, e do INAES, nosso instituto de pesquisa e assessoria em projetos de desenvolvimento”.

Representando o Governo de Minas, o Secretário de Agricultura João Cruz destacou a importância da entidade na defesa e representação do produtor rural mineiro, lembrando diversas ações e projetos desenvolvidos pela Faemg: “Temos mantido uma agenda comum, somando esforços e procurando soluções às demandas trazidas pela Faemg e os Sindicatos, por quem somos muito cobrados.  Nem sempre conseguimos atender a todas elas com a velocidade desejada, mas temos alcançado grandes avanços juntos. É uma grande honra comemorarmos a solidez que alcançou com seus 65 anos.  E uma alegria especial que esta data seja tão bem marcada pelo Dia do Produtor Rural Mineiro, em que celebramos os vitoriosos nesse ambiente tantas vezes hostil”.

 

Fonte: Assessoria Faemg ||

Imprimir

Comentários