Sobre a ameaça de morte
O vereador Mauro César solicitou que fosse inserida na ata da reunião, do dia 1º de julho, que ele havia solicitado a intervenção também da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa sobre a ameaça de morte que ele teria sofrido. O edil comentou ainda que o inquérito policial já está instaurado.
Retomando as investigações na CPI
Sobre a CPI para averiguar a existência ou não de usurpação de poder público na Prefeitura de Formiga, Arnaldo Gontijo ressaltou que os trabalhos foram retomados nesta semana. ?Fomos questionados sobre o andamento desta CPI. Estamos fazendo um trabalho técnico de investigação junto ao Ministério Público. Também entramos em contato com o delegado Ricardo Bessas, para nos auxiliar. Assim que tivermos mais informações, as tornaremos públicas?.
Desmoralização
Arnaldo Gontijo disse que o chefe de Gabinete, Terrinha tem usado frequentemente a imprensa para desrespeitar e desmoralizar alguns vereadores. ?Tenho feito, quase semanalmente, várias denúncias, mas podem ficar tranquilos, pois essa desmoralização orquestrada não tem credibilidade. Tenho certeza que com essa CPI de usurpação de poder público, nós vamos comprovar muitas irregularidades?.
Quem quer dinheiro?
Cabo Cunha disse na reunião que há dinheiro sim, na Prefeitura. Afirmou que se não realizam obras é porque não querem. ?Isso ocorre quando há uma tendência de arrecadação. É preciso que a pessoa vá até o prefeito e cobre calçamento na rua e manutenção das vias públicas?.
Secretários devem correr na frente
De acordo com Juarez Carvalho existem vários convênios disponibilizados por meio do governo estadual e que a Prefeitura de Formiga deve correr na frente. ?Não adianta correr atrás, os secretários precisam ficar atentos com essas oportunidades?.
Contrata-se secretário de Saúde
Analisando os problemas ainda existentes na área de saúde, Arnaldo Gontijo disse que: ?na verdade, escolheram um técnico agrícola e não um técnico em saúde. É preciso seriedade nessa gestão. Principalmente o secretário de Saúde, que é muito fraco e bem incompetente. Ele não inspira segurança nem para o chefe de Gabinete e nem para o prefeito. Sabemos que o prefeito está desesperado atrás de um secretário de Saúde. Ele já ofereceu a vaga a várias pessoas. Não me venham falar que os secretários foram escolhidos a dedo não?.
Saúde doente
Cabo Cunha reclamou sobre as marcações de exame: ?uma senhora me mostrou um exame que foi marcado para o dia 5 de novembro deste ano. A saúde está em um descaso total. Já são 8 meses de mandato e, até agora, a saúde está pior do que antes. Não estamos vendo nenhum investimento do município em relação a saúde, ela está mesmo muito doente?.
Mamografias em Formiga
Ainda de acordo com Cabo Cunha não é mérito algum trazer um caminhão oferecendo serviços de mamografias gratuitos, como vem ocorrendo na praça Ferreira Pires. ?Não vamos nos vangloriar, pois esse pedido foi feito por nós, em fevereiro deste ano, com a secretaria lá em Belo Horizonte. Mas, reconheço que o contato deve mesmo ser feito por meio do Executivo?.
Secretário afastado usa veículo da Prefeitura
Cabo Cunha falou ainda sobre o fato divulgado, no dia 26 de julho, pelo portal Últimas Notícias relatando que o secretário de Educação, Geraldo Reginaldo, está afastado e ainda assim, usou um veículo da administração municipal para ir até Belo Horizonte. ?Um secretário arrogante e sem educação, que humilha os servidores. Que a Prefeitura tome uma conduta muito séria, que é não aceitar o retorno desse secretário. E ele ainda passou em Divinópolis para fazer compras. Utilizou carro e gasolina do município, isso é um caso que deve ser enviado ao Ministério Público. Enquanto isso, uma pessoa mais pobre tem que ir de ônibus ou van?.
Cerca viva está morta
Arnaldo Gontijo pediu que a secretária responsável conferisse a situação no Cemitério Parque da Saudade. ?A cerca viva está morta. Não estão recolhendo o lixo lá e falta mais segurança, uma questão de infraestrutura?.
Verba adiada
Arnaldo lembrou também que fez um pedido de providência, em maio deste ano, para melhorias na rua Alcino Francisco da Silva e que o vereador Piruca havia anunciado que tinha conseguido uma emenda parlamentar para a execução daquele e de outros serviços. Em aparte, Piruca explicou que somente a partir de fevereiro do ano que vem haverá possibilidade do cumprimento de sua promessa.
Semifinal do Ruralzão é adiada
Arnaldo denunciou que tem informação de que os árbitros não compareceram na semifinal do Ruralzão, em virtude da Prefeitura não ter feito o pagamento compromissado com os dois. ?O compromisso era de R$6 mil e a Prefeitura não cumpriu o compromisso?. Os jogos ocorrerão no domingo (11) e nos dias 25 de agosto e 1º de setembro.
Cachorrada solta
Durante a aprovação do projeto repassando verba para o Codevida, Zezinho Gaiola disse que fica triste, pois não há no município um local adequado para alojar os cachorros. ?Realmente a cidade está infestada de cachorros. O que a Secretaria de Gestão Ambiental pode fazer é recolher esses cães, vaciná-los e castrá-los, e logo após soltá-los na via pública?.
Aberta a temporada de elogios
Zezinho Gaiola enviou moção elogiosa ao prefeito Moacir Ribeiro, segundo ele, atendendo pedido dos comerciantes da Bernardes de Faria, felizes com a realização de eventos na praça Ferreira Pires, como os que ocorreram no final de semana. ?Que ele faça mais eventos no final do ano também. Com isso, auxiliando o comércio?.
Lobby em favor das empreiteiras?
Gaiola disse que queria dar um palpite para o Executivo, depois de verificar que os serviços na zona rural estão muito bem feitos, mas em virtude da grande extensão de rodovias a serem atendidas, o melhor seria que ?eles contratassem uma empresa (empreiteira) para fazer melhorias nas estradas da zona rural de Boa Esperança?.
Alô Saúde
Cabo Cunha contou que tentou, por várias vezes, ligar na Secretaria de Saúde, na segunda-feira (5). Infelizmente todas as tentativas resultaram em nada. ?Solicitamos um 0800 para a pasta. Liguei no 3329-1142, também a assistente social da Câmara tentou falar lá por várias vezes e não foi atendida?.
Lei para os mototaxistas
Cunha explicou também que existe uma Lei Federal que exige dos mototaxistas a placa vermelha, além de frequência em um curso específico. ?Essa placa vermelha ainda não foi disponibilizada. A empresa responsável, em Formiga, ainda não fez a concessão para esses trabalhadores. Então, que a mesa diretora envie para o comandante da PM e para o delegado de trânsito uma solicitação para que não punam esses trabalhadores?.
Mostrando o cajado
Formiga também conta com um Moisés. O daqui esteve com seu cajado na reunião da Câmara Municipal. A pergunta é: se é para abrir o mar vermelho ou quem sabe, o Rio Formiga.
Animais soltos nas vias
Piruca disse que ficou sabendo que a Secretaria de Gestão Ambiental está apreendendo os animais soltos na via e que até apreenderam alguns bezerros. ?O dono deles não tem dinheiro para pagar a taxa para resgatar esses animais. Quero saber como são feitos os leilões ou as doações. Por meio de um relatório, se esses animais estão sendo bem atendidos?.
Cópias de contratos
Mauro César solicitou ao Executivo cópias de todos os contratos firmados por esta gestão, até o momento. ?Quero todas as cópias dos serviços prestados neste ano, inclusive com todos os aditivos?.
Obras da Soenge
Sobre o acordo com a Soenge, a empresa deveria até segunda-feira (5) iniciar as obras paralisadas há tanto tempo. ?O que ficamos sabendo é que essas obras ainda não foram reiniciadas e que as medições (conferências) ainda não foram feitas?, disse Mauro César.
Falta de iluminação
Pastor Manoel pediu que fosse instalado um poste de iluminação na rua Nicodemos Bueno dos Santos, no bairro Alvorada. De acordo com ele, Formiga não tem olho vivo e nem olho morto, portanto, não pode prescindir de uma iluminação pública, no mínimo razoável.

COMPATILHAR: