Novas moedas circularam na região durante o período eleitoral
Compra de votos é algo que a lei proíbe. Inclusive, a propaganda veiculada pela imprensa (escrita, falada e televisionada), bancada pelo governo federal, alertava os eleitores, mostrando exemplos das várias formas com que certos candidatos poderiam vir a burlar a lei. Todas elas passíveis de medidas sérias contra os infratores. Mas, como o tempo de publicidade era exíguo, muitos exemplos da má conduta, deixaram de ser mostrados. Talvez seja este um dos motivos que levaram alguns abastados candidatos a se valerem de moedas diferentes, inovando (mas não tanto) a compra ainda que indireta, de votos em seu favor. Houve sim, promoção de ?festas de arromba?, tudo na base do ?zero-oitocentos?, farta distribuição de combustíveis para engrossar as fileiras de suas carreatas, pagamento a título de ?aluguel? para veículos circularem com banners pregados em seus vidros, tudo isto, divulgado e articulado até mesmo por meio das redes sociais. Serão estas práticas, novas formas de abuso do poder econômico em benefício de certas candidaturas ou simplesmente ?repeteco? do que vem ocorrendo há anos por aqui?
Quanto custa o voto da roça?
Barato, baratissíssimo! Cinquentinha + o transporte de ida e volta até a urna. Pena que a fiscalização é insuficiente e não cobre toda a região, e a conivência dos adversários que também se valem da mesma artimanha inibe a possibilidade de denúncias. Não é só educação que nos falta não. Falta cidadania, falta coragem, falta vergonha na cara. E depois todo mundo reclama que as leis são injustas, que os impostos são caros, que os caras eleitos nada fazem, etc, etc. A culpa não é só deles. É muito mais de quem se omite, de quem se vende, de quem os coloca no poder.
Como anda a popularidade dos eleitos na região?
O prefeito de Córrego Fundo, João Vaz, foi eleito com 44,52% dos votos válidos, disputando contra dois outros candidatos.
O de Pains, Robson Rodarte, abiscoitou 57,86% dos votos, disputando contra Djalma Vilela que já ocupou o cargo por duas vezes.
Em Pimenta, Ailton, mais conhecido como ?Sapinho?, foi eleito com 54,355% dos votos válidos, disputando com Fábio Couto.
Em Formiga, Moacir Ribeiro, disputando contra outros três candidatos, obteve 28,73% dos votos válidos.
Em Arcos e Iguatama a coisa está meio embolada. Baiano ganhou em Arcos, mas ainda depende de decisão judicial para que seja diplomado. Decisão de primeira instância cassou sua candidatura. Enquanto isto, Dr. Roberto, 2º colocado, antecipadamente comemora a vitória. O ex-prefeito Lécio, ficou em 3º lugar no ranking.

Promessas regionais:
Os eleitos durante suas campanhas, como é de praxe, fizeram inúmeras promessas aos seus eleitores. A seguir destacamos algumas delas para que mais tarde, quem sabe, eles sejam relembrados a respeito:
Em Córrego Fundo, João Vaz promete doar leite e medicamentos para crianças, idosos e outros necessitados. Construirá um Poliesportivo e vai doar plantas (projetos) para quem quiser construir casas com menos de 70 m2. Garante que suas secretarias terão à frente, técnicos nos respectivos assuntos.
Em Pimenta, Sapinho garante um governo com muita transparência e voltado para melhorias para a cidade. Saúde, Educação e melhoria das estradas será suas prioridades.
Em Pains, Robson promete formar um quadro de profissionais competentes e capacitados e garante que Saúde e Desenvolvimento Social terão prioridade em seu governo.
Em Formiga, Moacir Ribeiro afirma que ainda não pensou nomes para o preenchimento dos cargos de que dispõe, referindo-se ao futuro secretariado. Afirma que seu vice terá como principal papel promover a articulação com o governo para trazer recursos para a cidade. Promete total apoio aos vereadores e garante que secretário seu que não atender reivindicações de vereadores, estará no olho da rua.

COMPATILHAR: