DEMG informa I
Sai São Vicente, entra São Marcus
Estourou como verdadeira bomba, lá no Vaticano, a pretensão de alguns que advogam a saída do nosso velho padroeiro, São Vicente, para a adoção de São Marcos, hoje reconhecido como protetor de alguns políticos e, desta cidade.
ADEMG Informa II
Solidariedade animal
Paquinha e frango-novo (sobrinho do galo velho) convivem, placidamente, no mesmo poleiro.
Por telefone, nem pensar…
Difícil não, impossível mesmo é obter informação em certas secretarias municipais, através de telefone. Depois de se ouvir muito sinal de chamada ou de alguns longos minutos daquelas tradicionais musiquinhas, o que se ouve é que: os nomeados ou interinos, que deveriam se dispor a fornecer certas informações ? em nome da transparência ? nunca se encontram nos locais de trabalho ou, quando lá estão, não podem atender, em virtude do desenrolar de reuniões que, por sinal, são intermináveis para quem os espera. Transparência é o que o prefeito, Moacir, quer e nós, também. Do contrário fica difícil informar ao nosso público o que, de fato, ocorre nos bastidores da administração.
Exceção
Justiça seja feita. O secretário de Administração de Pessoal, procurado pela redação para o esclarecimento de algumas dúvidas, a respeito de rumores de contratações na área de saúde, foi rápido e solícito, dando retorno a nossa ligação e nos informando que, por ordens superiores, o contato com a imprensa, mesmo que para esclarecer dúvidas de outras secretarias, deveria ser feito via Secretaria de Comunicação. Menos mal, pois a Cida, realmente, tem nos atendido, sempre que solicitada. No caso em pauta, ?contratações de pessoal para atendimento no PAM?, consultada a respeito, Cida ficou de verificar o assunto para nos responder a posteriori. Porém, como a consulta foi feita pouco tempo antes do encerramento desta edição, provavelmente, na próxima edição voltaremos ao assunto, com os esclarecimentos que certamente ela nos encaminhará.
Arregaçando as mangas
O prefeito foi flagrado nesta segunda, por volta das 13h20, fiscalizando os trabalhos de limpeza das margens do rio Formiga, na contra-esquina da Rua Presidente Kenedy. Bom começo! Parabéns e saiba que os funcionários também se mostraram satisfeitos com sua aparição, logo entendida como uma forma de apoio e prestígio ao trabalho deles.

Integração Regional?
Levantamento simples da dança de cadeiras havidas nas administrações públicas aqui na região em que se insere a cidade de Formiga nos faz crer, em primeira análise, que um grande movimento de integração regional está ocorrendo, certamente, em função das próximas eleições para deputados estadual, federal, senado, governos dos Estados e Presidência da República.
Importando
Formiga, já recebeu mais de uma dezena de secretários e membros do segundo escalão, vindos de Candeias, Campo Belo, Piumhi, Córrego Fundo e de outras cidades, como Montes Claros, lá no norte de Minas, e um ou outro colaborador, salvo engano, até mesmo de outro Estado. Os ?importados?, certamente, logo, logo se sentirão muito à vontade aqui na hospitaleira cidade e terão a oportunidade de colocar em prática as suas ?revolucionárias? ideias, deixando claro que competência independe da naturalidade, altura, cor, religião, etc.
Exportando
Perder eleição é fato corriqueiro e democrático. Prova disto é que a vizinha Arcos, pouco se preocupa com a derrota de uns ou outros. Para eles, competência, também, deve ser a moeda de troca. Tanto que Joice Alvarenga e Vitória Ramos, já tem cadeira lá no governo da vizinha cidade.
Ainda apuramos que, em breve, o ex-prefeito de Pains, candidatíssimo à ?deputança?, ao que sabemos, estará aplicando, por lá, seu dinamismo e experiência que fizeram de seu governo, conforme muitos garantem, um dos melhores da região nos últimos anos.
Erro de Imprensa?
Completamente equivocada a notícia do jornal ?O Pergaminho?, que circulou no dia 8/1, dando conta de que a compra de uma lona para o Aterro Sanitário? teria deixado o caixa da Prefeitura, literalmente, na ?lona?.
Duplo engano: hora nenhuma se pretendeu adquirir lona (pela reportagem, pode se deduzir tratar-se de lona comum) para ser utilizada no aterro sanitário. O material em questão, é bastante diferenciado: está catalogado como ?Manta PEAD ?(polietileno de alta densidade)?, também conhecida como Geomembrana, – com 2mm de espessura, conforme descrito no projeto original, devidamente aprovado pelos órgãos competentes (SUPRAM ? COPAM, etc) e que deve ser seguido integralmente. Daí o seu alto custo, comparado com o de lonas comuns, facilmente encontradas no mercado.
E, complementando, o valor necessário para sua aquisição, ao contrário do que insinua a equivocada reportagem, foi obtido a partir de doação da Câmara Municipal, com finalidade específica. Como todo e qualquer processo de aquisição de bens ou serviços pela municipalidade deve ser precedido de medidas administrativas, que resultem na emissão de empenho prévio. Acreditamos que, também, neste caso os recursos devam ter sido reservados para tal.
A operação de compra só não se concretizou dentro do exercício findo, em virtude de uma série de atrasos burocráticos (emissão de pareceres e outros). Sugerimos, aos autores da matéria em questão verificarem as informações dando nomes aos bois e mostrando aos seus muitos leitores os verdadeiros culpados pelo atraso que hoje coloca em risco o meio ambiente. Tudo é claro, sem insinuações maldosas e, se possível, tornando públicas as provas materiais (documentação pertinente, mais que regular) que existe, de forma abundante, junto às mesmas fontes que, certamente, prestaram as informações que embasaram a reportagem em questão.

Telefonia celular
Tombo nos usuários: Quem paga plano de telefonia pós- pago, nesta cidade de Formiga e região está, literalmente, tomando calotes que se repetem a cada mês. Pagamos por um serviço que, de fato, não recebemos. Esta semana mesmo, na terça-feira, durante o período da manhã nenhum telefone da ?VIVO? ou da ?OI? funcionou, aqui no centro da cidade. Estavam todos mortos. No entanto, na conta a ser paga em breve, duvido que as muitas horas de não funcionamento apareçam nas faturas como desconto. Já passou da hora desta turma do Procon que, ao que parece, é paga pelos cofres públicos, se movimentar em favor dos milhares de consumidores lesados.
Antenas descalibradas
A bem da verdade é que não se conseguiu, naquele dia, nem mesmo adquirir ?créditos? nos locais de venda habituais. A informação era de que as antenas receptoras/transmissoras não funcionavam, provavelmente em função das chuvas que caíram na noite anterior.
Na Prefeitura, a informação era de que o município apenas cede o espaço para a instalação das antenas. Manutenção é problema das operadoras.
Moacir quer presidir a Alago
Os 34 municípios lindeiros de Furnas deverão hoje, sexta-feira (11), eleger a nova diretoria que comandará a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), de acordo com o estatuto em vigor. O prefeito Moacir Ribeiro/PMDB pretende quebrar a tradição vigente há anos reivindicando para os municípios localizados no chamado lago norte, a honra de presidir a importante associação.
Especulando
Nos bastidores do poder, em Brasília, já circulam notícias dando conta de que o atual ministro de Minas e Energia, Edison Lobão/PMDB, deverá ser substituído, pois, a presidenta Dilma não está nada satisfeita com a possibilidade de ocorrência de apagão caso São Pedro não faça chover, e muito, nas regiões leste e centro-sul do país, onde se localizam as maiores geradoras de energia em operação. Em especial, nas Minas Gerais, considerada a ?caixa d?água? do país em matéria de geração de energia. Com a queda de Lobão, já especula a escolha do deputado federal Antônio Andrade para substituí-lo. Isso é tudo que o prefeito Moacir poderia pedir aos ?céus?. Com ele na Alago, evidentemente, os municípios lindeiros de Furnas teriam, finalmente, um representante em condições de dialogar frente a frente, com o ministério que comanda Furnas.

COMPATILHAR: