Apreensão de animais
Apesar do grande volume de publicidade que anunciou a ?cata? de animais de grande porte que, habitualmente, pastam e perambulam pelas ruas de Formiga, as apreensões que estavam previstas para ocorrerem no sábado(16), de fato não aconteceram. Motivo: Segundo explicações do próprio secretário da pasta de Meio Ambiente, o veículo que deveria ser empregado na operação, foi por ele dispensado, em virtude de entraves burocráticos. Zaidan, que não põe a mão em cumbuca, preferiu fazer com que todo o trâmite previsto em Lei para contratação seja seguido (publicação de editais, licitação, etc).
Inovar é preciso!
Dizem que vassoura nova varre bem. Nem sempre! Se antes tínhamos um ouvidor ?surdo?, agora, ao menos lá na Saúde, temos um número de telefone, que deveria estar sempre à disposição do público que demanda os serviços daquela importante pasta e que, já está conhecido como o surdo/mudo. Não ouve nem fala. Quem duvidar que tente ligar no 3329-1142. E saibam, não é de hoje que ele está nesta condição! professor Geraldo Reginaldo, eficiente você é, disso ninguém duvida, pois sabemos que mesmo na condição de ?colaborador não remunerado?, você juntamente com nosso ilustre pecuarista, participam de reuniões quase que permanentes em busca de soluções para aquele imbróglio que um dia, quem sabem você herdará ?solito?. Se mexa amigo e faça o milagre devolvendo voz e audição ao velho ?teléfono?, pois para a clientela que depende da secretaria, ele chega a ser mais importante que o próprio secretário.
Administração nota 100 ? (100 saúde, 100 licitação, 100…)
Na reunião do Legislativo, na segunda-feira (18), o vereador Cabo Cunha falou sobre vários problemas que vem ocorrendo na Saúde em Formiga. De acordo com o edil, a administração municipal vem gastando dinheiro de forma mais que equivocada: ?É o caso de quase R$600 mil destinados a gastos com o carnaval e com agência de publicidade. Tudo isso por dispensa de licitação, sem passar por um processo limpo e transparente. Eu quero que esta Casa envie esse fato para o Ministério Público Estadual, Federal, Tribunal de Contas da União e queria que todos os vereadores assinassem comigo. O Poder Legislativo não pode ficar calado com processos de despesas sem licitação?, disse.
Cobranças ao Executivo
Em relação a troca de enfermeiras nos Postos de Saúde, Cabo Cunha afirmou que ficou sabendo que o futuro secretário de Saúde (Geraldo Reginaldo) ao ser-lhe apresentada a lei municipal sobre a matéria, simplesmente disse a uma servidora que aquilo era papel e que não valia de nada. ?Não podemos passar por cima de Leis. Existe Lei para transferir funcionário público. Ele esqueceu que temos um Poder Legislativo e um Ministério Público, atuantes?, emendou o vereador.
Ameaças
Cabo Cunha lembrou sobre ameaças que vem sofrendo: ?Não tenho medo, não adianta vir com ameaças, pois elas chegam de todas as formas. Estão mandando recados e caso aconteça algo comigo, as autoridades já estão cientes disso?.
Abolindo o voto secreto
Cabo Cunha solicitou ao presidente da Câmara que agilize a nomeação de uma comissão especial para analisar o projeto que acaba com o voto secreto no Legislativo. Exibiu um artigo publicado na revista Veja sobre o assunto já, que segundo a matéria, esse foi o tema mais discutido em Belo Horizonte: Fim do voto secreto. ?Queremos transparência nos atos dos vereadores?.
Os prós e os contras
Pastor Manoel falou sobre o carnaval em Formiga. Ele comentou que o prefeito no palanque (palco) disse que cinco vereadores estavam apoiando a festa e cinco eram contra. O pastor garantiu que não é contra o carnaval, e nem quer que se retire verbas para aquela finalidade, apenas lembrou que a saúde deveria ser prioridade no município. Em aparte, Arnaldo Gontijo quis saber de que lado ele está. ?Nunca pedi para tirar verba do carnaval. Eu até desfilei na escola da comunidade do prefeito. Ausentei de minha empresa para ajudar no carnaval do ano passado. Gostaria que dessem nomes aos bois?.
Quem é o prefeito?
Arnaldo também deixou uma pergunta no ar. Quem, na verdade, é o nosso prefeito? Que autonomia ele está tendo na cidade? De acordo com o vereador as ações do prefeito empossado pela Casa Legislativa não condizem com a pessoa dele (prefeito) antes, enquanto vereador. Diante da incógnita, questiona: ?Quem é que está mandando em Formiga??.
Estrada que dá acesso ao aeroporto
Arnaldo Gontijo solicitou da Secretaria de Obras uma atenção maior à estrada que dá acesso ao aeroporto de Formiga, que atende de quatro a cinco cidades da região. De acordo com o edil, o acesso está precário e é importante se ter um aeroporto decente no município. Juarez Carvalho também opinou sobre o assunto. Segundo ele, as melhorias no local ainda vão demorar. ?Não tem como ser uma coisa imediata. Aquele terreno é do Estado e é importante fazer uma parceria com as prefeituras de Arcos e Pains, pois são elas as que mais usam o aeroporto?.
Retirada de projeto da pauta I
Juarez Carvalho falou sobre o projeto 005/2013, que foi retirado da pauta de votações nesta semana, que autorizava o Executivo a alienar bens imóveis e móveis. A retirada ocorreu sob a alegação de que é preciso haver um maior estudo sobre o tema entre a Secretaria de Fazenda e a Procuradoria. Juarez Carvalho questionou: ?se o patrimônio da Prefeitura fosse vendido, a verba seria aplicada em que? E por que não se falou mais na venda do imóvel onde funciona o almoxarifado e que, segundo a promessa de campanha em uma semana seria demolido e construído ali um restaurante popular??.
Retirada de projeto da pauta II
O projeto 004/2013, que autoriza o município a contratar financiamento com a Caixa Econômica, no valor de até R$7.500 milhões, com o objetivo de dar continuidade às obras de construção dos interceptores da rede de esgoto da margem direita dos Rios Formiga, Mata Cavalo e diversos córregos, também foi retirado de pauta. Sobre eles assim se expressou o vereador Cabo Cunha: ?esses dois projetos são imorais e indecentes. Querem vender tudo nesta cidade. A ?fome? é grande?, ironizou. Já Arnaldo Gontijo ressaltou que ?a Prefeitura quer que eles assinem um cheque em branco. Que sejam enviados à Câmara os documentos comprobatórios?, concluiu.
Cadê a propalada limpeza que nunca ocorre?
De acordo com Juarez Carvalho, o centro da cidade está uma ?feiúra?. O vereador elogiou o trabalho do secretário de Gestão Ambiental, mas solicitou que o mesmo passe em frente ao Hotel Maia e Banco do Brasil. ?Em pleno coração da cidade, o que se vê, é muita sujeira?. Em seguida, Juarez Carvalho elogiou a limpeza às margens do rio Formiga, sentido Centro/ Praia Popular.
O líder, finalmente falou
Zezinho Gaiola convidou toda a população para prestigiar a Copa Jésus Silva. O torneio acontece todo ano no Campo do Guarani Esporte Clube. A abertura será neste sábado (23), às 13h30. O referido evento tem como objetivo incentivar a população na prática do esporte e arrecadar fundos para a troca da iluminação do estádio.
A pergunta que não quer se calar…
Depois de tantas reuniões havidas, o que a Meirinha já disse lá no plenário?
Resposta: ?Presente…?.

COMPATILHAR: