Vale Alimentação: I
O senso de responsabilidade e a eficiência do secretário de Administração, Carlos Alberto Salles, fez com que o funcionalismo público municipal, inclusive secretários e outros adidos, pudessem receber no dia 15 deste deste mês, o vale Alimentação implantado em administrações passadas e que, apesar de ser considerado por muitos como, ?merreca?, se não pago, faz sim, muita falta para aqueles que há anos contam com a importante ajuda, como complemento indispensável dos salários.
Vale Alimentação II
Com o contrato entre município e administradora do ?Vale Alimentação? vencendo-se no próximo dia 18 e diante da exigência do Tribunal de que se faça nova licitação, o menor cochilo da administração certamente traria sérios problemas para os beneficiários. Agora, cabe ao setor de licitação e outros envolvidos no processo administrativo para a elaboração de nova concorrência, viabilizarem tudo para que no próximo mês, o vale esteja disponível a tempo.
Nepotismo
O acúmulo de parentes (irmãos), em cargos de confiança na atual administração tem feito com que alguns destes, ainda hoje, permaneçam prestando serviços ao município, de forma gratuita. Apesar da ?bondade? e do alto espírito filantrópico demonstrado, esta conduta fere frontalmente a Lei nº 3648, de 20 de maio de 2005, que em seu art. 2º, diz textualmente: FICA PROIBIDA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO GRATUITO OU VOLUNTÁRIO NO ÂMBITO DO SERVIÇO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE FORMIGA. Para muitos, esta atitude altruísta nada mais é que uma forma de se garantir a ocupação de uma cobiçada cadeira, que tais cidadãos entendem ser deles, por direito ?adquirido?, sabe-se lá como! Num giro rápido pelo Gabinete, pela Secretaria de Comunicação e por outras áreas importantes, alguns destes podem ser encontrados até com certa facilidade. Até quando conviveremos com esta excrescência é a questão a ser respondida pelo prefeito e /ou seus competentes administradores.
Nepotismo cruzado
Receita simples: Basta que se use a antiga fórmula do troca-troca: se não podemos contratar na Câmara, que se faça isto no âmbito do Executivo. E os daqui, contrataremos por lá. Pronto, resolvido o imbróglio, ao som do velho bolero; ?são dois pra lá, dois pra cá?…
Apoio ao Sintramfor
Na reunião de segunda-feira (11), na Câmara Municipal, o vereador Arnaldo Gontijo solicitou total apoio ao Sintramfor. De acordo com ele, o sindicato está realizando uma campanha de reajuste salarial. Ele disse ainda que é contra a terceirização de trabalhos.
Votando pelo ?cheiro?
Zezinho Gaiola se pronunciou sobre o projeto aprovado, que cria a gratificação de gerenciamento de Postos de Saúde (PSFs), à razão de 13,70% do vencimento. De acordo com o vereador, todo projeto dessa natureza que ?atinge? diretamente o eleitor, para ele cheira voto. ?Se cheira voto, eu como vereador sou favorável?, disse.
Presidente ausente por motivo de viagem
O presidente da Câmara, Josino Bernardes justificou sua ausência, informando que, na segunda-feira, estaria em Belo Horizonte, acompanhando o prefeito Moacir Ribeiro e o juiz de direito e diretor do Foro, Ramon Moreira, além dos demais representantes que estariam presentes ao ato de assinatura de termo de compromisso para a construção da nova sede do Judiciário na Comarca de Formiga. Piruca o substituiu na Mesa e comandou a reunião plenária.
Comprando mata-burros
Em seus pedidos de providência, Cabo Cunha solicitou informações em relação aos mata-burros nas zonas rurais do município. De acordo com o vereador, o cidadão que quiser que um mata-burro seja instalado em sua comunidade precisa pagar algo entre R$600 e R$700. ?Um senhor da zona rural que me ligou. Fiquei sabendo que o material é da Prefeitura. Por isso quero que o Executivo explique se está ou não, cobrando?.
O 195 vai funcionar?
O telefone 195 vai funcionar ou não? Questionou Cabo Cunha em relação ao telefone do Saae. ?O 195 funciona 24 horas? Eu mesmo liguei lá, a pedido de um cidadão e não me atenderam. Não estou reclamando dos servidores do Saae não, pois eles prestam um belo serviço?.
Papelzinho marcado?
Arnaldo Gontijo contou na reunião que ficou surpreso ao receber um bilhete que uma senhora trouxe da Secretaria de Desenvolvimento Humano. O papel estava endereçado ao chefe de Gabinete, Terrinha, com os dizeres: ?Senhor Terra (Terrinha) pedido do vereador Arnaldo da Nasa para uma cesta básica . ?Eu vou investigar isso aqui. Não sou vereador de mandar recado, de mandar papelzinho. Aqui tem o nome do servidor e quero saber qual foi essa intenção. Não vou admitir que usem o meu nome da maneira como estão tentando, incriminar, desmoralizar. Na próxima reunião eu trarei aqui uma resposta. Tomara que seja só um mal entendido, porque se não for, eu irei até as últimas consequências?, avisou o edil.
Praça Ferreira Pires
Juarez Carvalho falou sobre a atual situação da praça Ferreira Pires. De acordo com o vereador, o local se encontra abandonado. Juarez destacou a falta de cuidado com as fontes luminosas que foram desligadas, além dos banheiros que foram retirados do local (demolidos).
Sinais de celulares
O vereador solicitou ainda que a Prefeitura desse uma atenção maior em relação aos sinais de telefonia. ?Quem circula pela BR-354, saindo da cidade pelo bairro dos Quartéis, já não pega o sinal de celular e a comunidade de Rodrigues sofre com isso. É importante que coloquem sinais de celulares naquela região?.
Meirinha falou,ou,ou,ou, ou (eco)
Finalmente a vereadora Meirinha balbuciou algumas palavras durante a reunião do Legislativo. Abriu o baú de pedidos (lembrem-se de que ela no passado foi chamada de a rainha dos mata-burros e da instalação de energia pelo Luz para Todos). Solicitou à Prefeitura que seja instalado um poste de iluminação pública na rua Vereador José Veloso, no bairro Bela Vista, a instalação de bueiros na rua Alagoas, no Alvorada e a limpeza do córrego, próximo ao antigo Matadouro, pois a população está reclamando da sujeira. ?Se ela pediu, pode saber que o serviço já está programado? comentou um vereador velho colega da vereadora que, desta vez até se esqueceu que representa o eleitorado feminino e passou batida no ?Dia Internacional da Mulher?.
Palmas para quem merece!
Mas ela não se esqueceu de enviar moção elogiosa ao secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Nárcio Rodrigues. Ele é um dos responsáveis pela vinda da Uaitec para Formiga e outra, para o senhor Marco Sallum, que, de acordo com ela, foi quem de fato intermediou e contribuiu para a vinda da Universidade Aberta para esta cidade.
Outra frase de efeito
Pelo tanto que os dez vereadores recebem, mais os salários do convidado e de outros presentes (vice , adjunta, Reginaldo e Tomé) feitas as contas, parece que o vereador, Luciano Duque, se indignou com a convocação (convite). Por uma simples remoção (ato administrativo), gastar tanto no Legislativo em tempo e recursos, isso sim, foi um verdadeiro ?tomé?.
Salários atrasados I
Segundo informou Arnaldo Gontijo, foi passado a ele que existem funcionários na Secretaria Saúde que não recebem os seus salários desde maio do ano passado. ?Temos que questionar o secretário aqui sim. Se gera uma dúvida que seja, o nosso trabalho é este mesmo. Havia várias dúvidas em relação a pasta. Esse atraso nos salários seria um dos meus questionamentos [no dia que Rafael Tomé esteve na Câmara]. Qual o plano deles para regularizar essa dívida? O médico não pode parar de atender para discutir de quem é a dívida?.
Salários atrasados II
Zezinho Gaiola saiu em defesa da administração e perguntou ao colega se o prefeito era o culpado pela dívida. Mesmo que ele tenha que arcar, a dívida não foi feita na gestão dele. ?Quanto tempo tem essa administração? É preciso dar um tempo. Tem coisas que não é do dia para a noite não. O Aluísio Veloso não conseguiu colocar os médicos para trabalharem seis horas por dia?, disse.
Moacir ainda não fez nada
Na opinião do líder do governo, Zezinho Gaiola, até agora Moacir Ribeiro não fez nada. A Câmara Municipal também, até agora não fez nada. ?Tem que fazer, pois o dinheiro público está caindo em nosso bolso. O que eu quero é resguardar a população do gasto do dinheiro público. Eu tenho um jeito de trabalhar e nunca pedi voto para prefeito?.
Sem educação
De acordo com Arnaldo Gontijo, o vice-prefeito declarou à imprensa que nunca viu tanta falta de educação como a havida naquela reunião da Câmara. ?Mas que o vice se esqueceu que na reunião de posse, no dia 1º de janeiro, ele agrediu verbalmente três ex-prefeitos e um vereador. Aqui também, a falta de educação foi causada por ele, que pegou o microfone para falar, sem sequer ser convidado?.

COMPATILHAR: