Indignação geral
A Câmara Municipal foi, mais uma vez, o palco de discussão extrapolada para as rodas de conversas nas esquinas, praças e redes sociais. Tudo porque o veto do prefeito em relação ao nepotismo em Formiga não foi derrubado pelos vereadores. Lá, como cá, a indignação dos presentes foi geral. Ao se pronunciarem, os vereadores favoráveis ao veto foram vaiados pelos presentes. A ?mudinha? também.
Explicar é preciso
Durante a leitura e discussão da ata da sessão anterior alguns vereadores exigiram sua retificação no tópico que tratava da ausência de Josino. Este, se defendendo disse que sua ausência foi justificada. ?Vocês estão questionando a minha saída do plenário e eu nunca questionei a saída de vocês, é um direito que eu tenho e quero que vocês respeitem, eu exijo isso. Mesmo com minha saída, a Câmara tinha quórum para votar o projeto. Poderiam ter votado e não ter havido tanta polêmica?.
Para Josino, projeto é inconstitucional
O presidente da Casa saiu em defesa da manutenção do veto do prefeito. ?O projeto é inconstitucional e se for aprovado aqui, ele será reformado por meio de uma Adin. É um projeto revanchista e não respeitou os direitos dos funcionários no cargo público por meio de concurso. Ele atinge cerca de 70 funcionários que tem até 28 anos de Prefeitura, ele não ajuda em nada, só prejudica. Se ele for aprovado, vai só tirar umas três pessoas de cargos de agentes políticos. O Moacir mesmo não tem nenhum parente lá na Prefeitura?, justificou.
Nem tudo que é legal é moral
Durante os comentários sobre a derrubada do veto, além de sua opinião, Cabo Cunha reclamou que os dez minutos que lhe são de direito não estavam sendo marcados e retrucou: ?O projeto não é inconstitucional. É preciso fazer valer as leis. Não precisariamos de um projeto de cinco vereadores se a Constituição Federal fosse respeitada nessa cidade. Ninguém concorda com esse tipo de contratação. Não podemos deixar que os desmandos imperem nesta cidade. Quem tem o poder da contratação coloca lá quem quer. Não estamos extinguindo nenhum cargo, somos contrários a este ato imoral?.
Para Arnaldo Gontijo, o veto é indecente
Já Arnaldo Gontijo destacou que o nepotismo em Formiga é uma verdadeira indecência. ?O prefeito vetou um projeto, mas vetou também a vontade popular. Ele está indo é contra o povo. Estamos atentos, mas esse projeto não traz nenhum prejuízo ao servidor, não é um revanchismo. O projeto não tem uma data limite, ele é duradouro. O prefeito deveria substituir em seu veto a parte inconstitucional por ele tida como inconveniente. O cidadão formiguense está descrente com a política?, disse.
Liberou geral
Pelo fato da Casa estar cheia, Josino Bernardes disse que, naquela ocasião, o público poderia sim se manifestar. ?Vou até abrir uma exceção, não é normal, mas podem vaiar, podem bater palmas. Vamos quebrar o regimento desta vez e podem ficar à vontade?. O vereador foi aplaudido.
Juarez Carvalho fica feliz
Assim que as manifestações foram liberadas, Juarez Carvalho destacou que, na semana passada, ficou triste com o comportamento do presidente da Casa, quando o mesmo se retirou do plenário. ?Hoje fico feliz por abrir para as pessoas se manifestarem. Esse projeto é para dar sentido aos prefeitos nomearem familiares. Em Araxá, ocorreu o mesmo problema e lá, o prefeito já demitiu os familiares?.
Declaração de fidelidade
Em sua fala, o vereador Piruca foi vaiado e disse que não ligava, pois amanhã, a pessoa que o vaia poderá precisar dele. ?Não fico contra a administração municipal, pois dependo da água do Saae, melhorias no transporte e das merendas. Sou um vereador do povão. Eu sou Moacir Ribeiro, sou eu Piruca, e vocês me respeitem. Não tenho nenhum parente na Prefeitura. Podem vaiar à vontade, isso é elogio, amanhã vocês estarão elogiando. A minha comunidade está lá trabalhando e vocês estão aqui. Esse projeto é pessoal, dirigido diretamente aos filhos do Eduardo Brás. Não tem problema, a cada dia que passa eu estou crescendo no conceito. Podem vaiar, eu tenho dez minutos e Deus me deu dois ouvidos. Prefeitão as suas obras estão tudo ok, viu? O povo está todo agradecido?. Em seguida, Piruca se retirou e disse que voltaria mais tarde.
Zelando pelo decoro
Após a não derrubada do veto, Piruca retornou ao plenário, assumiu a presidência da mesa e, durante as suas falas, mais uma vez foi vaiado. ?Ooo gente, vocês têm que saber perder, uai… Vocês também não sabem perder, aprende uai, na vida a gente não só ganha não, se perde também. Isso aqui é um jogo. Podem vaiar, podemos ficar aqui até às 20h, ganhamos é pra isso?, ironizou.
Zezinho e Meirinha são vaiados
Durante a aprovação do projeto reajustando o vale-alimentação dos servidores municipais, Zezinho, em sua fala, foi vaiado pelos presentes que interromperam sua fala. Disse que poderia esperar, pois ele tinha educação. Meirinha, como secretária, quebrou o silêncio e também foi vaiada ao ler o texto de um dos projetos.
Arnaldo diz que a situação é vergonhosa
De acordo com Arnaldo Gontijo, infelizmente eles [vereadores de oposição] foram derrotados no plenário. ?Ganhar ou perder faz parte do processo democrático. O que faz a diferença é a maneira como se ganha e como se perde. Estão usando manobras e vamos consultar o nosso jurídico. Com a questão de hoje foi comprovado mais um ato de imoralidade na política formiguense. Vergonha, uma notória vergonha, imoralidade e falta de decência, inescrupulosos. Esse projeto era para dar uma oportunidade aos filhos de vocês, que estão na escola, para que pudessem exercer um cargo público?, afirmou o vereador.
De costas
No momento da fala de Piruca justificando seu voto pela manutenção do veto, em sinal de protesto – educado e democrático – várias pessoas que estavam no plenário deram as costas para o vereador. ( foto abaixo)
Voltando atrás…
Juarez Carvalho lembrou que assistiu uma entrevista concedida pelo vereador Zezinho Gaiola, que está gravada, em que ele dizia que era contra o veto, e relembrou um trecho da entrevista em que Zezinho disse que: ?a Câmara estava uma vergonha, um verdadeiro circo?.
?Você está certo quando fala que a Câmara de Formiga não está bem?,
concordou Juarez.
Verificar as obras em Arcos
Ainda de acordo com Juarez, Zezinho Gaiola deveria ir até a cidade de Arcos para ver as obras feitas por lá. ?Há dez anos, quando eu era prefeito, ele me convidou a ir à cidade vizinha. Toda semana, no jornal oficial, são divulgadas as obras de Arcos. A cidade virou um exemplo para nós?.
Salários descontados
Sobre a saída de vereadores, toda semana, do plenário, alegando que tem compromissos marcados, Juarez Carvalho sugeriu que se deveria descontar do salário do edil quando isso acontecesse, pois já virou rotina nas reuniões da Câmara. ?Só quando pesa no bolso, a coisa muda de figura?, disse. O público presente aplaudiu a sugestão de Juarez.
Aplaudidos de pé
Ao renunciarem os respectivos cargos na mesa, Mauro César (primeiro-secretário) e Manoel Messias (segundo-secretário) foram aplaudidos de pé. ?Em caráter irrevogável, estamos renunciando os cargos aqui nessa mesa, pois não compactuamos com esse presidente?. Eles se retiraram da mesa e em seguida, Meirinha e Zezinho Gaiola foram convidados a se sentaram ao lado do presidente. Alguns dos presentes, indignados com o ocorrido há poucos minutos, comentaram: ?Pronto, agora a quadrilha está completa?.
Ameaça de suspenção da reunião
Piruca não gostou da atitude dos vereadores e disse que aquele assunto não estava em discussão mas, sim, a aprovação do vale-alimentação. Com as intermitentes vaias, Piruca pediu respeito no recinto e ameaçou suspender a reunião.
Falta de decoro
Já Cabo Cunha ironizou e disse que o Regimento Interno não é respeitado na Casa. ?Está acontecendo aqui uma falta de decoro a todo momento, quando esta Câmara é chamada de circo, e vemos vereador desrespeitando o outro. Ninguém fica calado mesmo não, o que aconteceu aqui hoje foi uma agressão à democracia ao povo formiguense. As pessoas aqui estão revoltadas, assim como nós. Sem falar que aqui, presidente sai, presidente entra e eu não estou entendendo. Está faltando é decência no comando desta Casa. Não estamos dando exemplo para esta cidade?. Aplausos.
Em resposta…
Piruca respondeu Cabo Cunha sobre o assunto: ?dezembro está chegando, então que o senhor monte uma chapa e concorra a mesa diretora. No ano que vem o senhor estará aqui, mas eu estou no meu direito, como vice?.
Josino fica muito alegre
A satisfação de Josino após sair da mesa e assistir de camarote a derrota da derrubada do veto foi flagrada pelas câmeras. (foto abaixo)

COMPATILHAR: