Reunião com o prefeito
A reunião do Legislativo começou com meia hora de atraso. O presidente da Câmara, Josino Bernardes, disse que estava em reunião com o prefeito Moacir Ribeiro e com a assessoria jurídica da Prefeitura, para tomar algumas decisões sobre a substituição de ocupantes de cargos nas secretárias.
Filha de Josino pede exoneração
Assim que leu o nome dos secretários que foram exonerados na Prefeitura, Josino disse que sua filha, Sandra Micheline, (uma das exoneradas) é muito competente e, com isso, era o município que sairia perdendo. ?Ela trabalha na Prefeitura há 25 anos, é concursada e preferiu sair, não que ela estivesse irregular?. O vereador foi vaiado pelo público ao concluir a sua fala.
Troca-troca de cadeiras
Após a saída de Josino da mesa, Piruca assumiu a reunião e Zezinho Gaiola foi convidado a ocupar a cadeira de segundo secretário. Os populares presentes no local gritavam: ?pede pra sair, cadê o Josino, cadê o Josino?. (foto abaixo)
Contrariando o regimento I
De acordo com Arnaldo Gontijo, o artigo 16 do Regimento Interno da Câmara é claro quando explica sobre o preenchimento dos cargos de primeiro e segundo secretários na Câmara. ?Com isso, fica o plenário soberano para promover a eleição. Isso antes mesmo das votações de projetos. O prazo já se esgotou e a Câmara agiu de forma ilegal?.
Contrariando o regimento II
Piruca que substituía Josino disse que estava à disposição dos interessados em se inscrever para as respectivas vagas. ?Como ninguém se interessou, eu vou ver com a assessoria jurídica o que devemos fazer para a próxima reunião. Não houve o interesse de ninguém e a Meirinha e o Zezinho, mais uma vez, ocuparam as cadeiras por convite?.
Contrariando o regimento III
Mauro César sugeriu que os dois vereadores do PMDB ocupem os cargos até o final do ano, uma vez que os chamados ?de oposição? já deixaram claro que não têm interesse em fazer parte da mesa.
Colocando ordem na Casa
Após a saída de Josino do plenário, Mauro César falou sobre os três projetos de resolução que ali estão tramitando: ?Um dos projetos trata-se de obstrução, quando a matéria for declarada em votação. O vereador que deixar o plenário terá sua presença contada para efeito de verificação de quórum. É vedada a saída do presidente do plenário, com a finalidade de obstrução. O outro projeto destaca que é proibida a saída do presidente do plenário antes e durante a votação de qualquer proposição. Já no terceiro projeto, há a emenda modificativa ressaltando que a abertura de crédito suplementar especial dependerá de previa autorização legislativa. Esse valor deve chegar a até 10%?. Mauro César disse ainda que precisa frear o Executivo, pois lá não é a Casa da Mãe Joana.
Alô Saúde
Luciano Duque falou sobre a situação da saúde em Formiga. ?É a mesma coisa que acreditar em Papai Noel. Quero que registre em ata um caso que ocorreu em Formiga. Um paciente me solicitou ajuda. Eu liguei na saúde e me mandaram ligar em outro número, em seguida, pediram para eu retornar ao primeiro número. Não havia organização nenhuma. Acho que o povo merece respeito e saúde é primordial?.
A Câmara deve dar exemplo
Cabo Cunha falou sobre política e as manifestações que estão ocorrendo em Formiga e em todo o país. ?É preciso fazer uma revisão de postura e o respeito deve partir daqui [Legislativo]. Estamos chateados com o que está acontecendo, uma política medíocre, rasteira. Esse poder tem o dever de apoiar toda a população?.
Situação na Casa de Amparo
O vereador Cabo Cunha obteve a informação de que crianças da Casa de Amparo estão dormindo em colchonetes espalhados pelo chão. ?É preciso verificar isso. Devemos ir lá e não deixar que o Executivo desproteja a criança e o adolescente. Caso contrário, ele será responsabilizado?, disse.
Ouvidor atuante
Segundo Juarez Carvalho, Formiga acordou. ?As manifestações lideradas pelos jovens, pelo que eu vejo aqui, deram certo. É muito pouca coisa que o povo quer. É preciso, ter na Prefeitura, um ouvidor atuante?.
Moção elogiosa a promotor
O vereador Arnaldo Gontijo mandou uma moção elogiosa ao promotor de Justiça, Marco Aurélio Rodrigues de Carvalho pelo ofício enviado à Prefeitura. ?Ele está trabalhando contra a corrupção e o nepotismo. O prefeito exonerou alguns secretários e funcionários não foi porque ele é bonzinho não. Essa moralização, se não partir do prefeito, vai partir de quem? Eu não aplaudi o prefeito por essas exonerações. Ele está fazendo o que é de obrigação dele. Ele fez isso porque o Ministério Público mandou e o povo está exigindo, está ?cramando??.
O papel real de um prefeito
Segundo Mauro César, o prefeito deve satisfação é ao povo de Formiga e não ao das cidades vizinhas. ?Ele vende terreno, coloca terreno a leilão, desapropria terreno em Furnas, mas a toda hora chega aqui projeto com superávit, projeto de R$3,5 milhões para contratar firma para fiscalizar obras. Me engana que eu gosto! Para onde esse dinheiro vai? O seu papel [prefeito] é tentar manter aqueles que confiaram em você e conquistar aqueles que ainda não são seus. O pouco que lhe resta não é jogar o voto no lixo não, corre o risco de você ser o prefeito espantalho?.
Pacote de exonerações I
Mauro contou ainda que no pacote de exonerações está faltando a exoneração do chefe de Gabinete, Terrinha. ?É preciso que ele volte para a terrinha dele. É um secretário extremamente grosso e despreparado, que desrespeita os vereadores. Que seja providenciada a passagem dele a Piumhi. Se bem que lá eles não querem aquilo também não?.
Pacote de exonerações II
Ainda de acordo com Mauro César, outro que deve ser exonerado é o secretário de Saúde, Rafael Tomé. ?Que ele volte a bater pasto, pois na Saúde não tem competência. Ele só tem dado decepções ao povo de Formiga, brincando com a saúde e com a cara da população. O prefeito disse que a saúde seria a prioridade dele, mas é uma área em que ele tem dado menos confiança no município?.
Levantamento de lotes da Prefeitura
Juarez solicitou à Prefeitura um levantamento de centenas de lotes que ela possui no entorno do Lago de Furnas. ?No FIC são 86.000m². No Náutico eu deixei 3 lotes quando era prefeito. No Mangueirão, a Prefeitura tem aproximadamente 20.000 m², em São Pedro, a família Mascarenhas doou mais de cem lotes e Formiga tem hoje uma praia desativada?.
A voz do povo
De acordo com Cabo Cunha, a voz do povo se fez valer quando a população foi às ruas. ?Os jovens foram pedir transparência. Colocaram deputado corrupto na cadeia. Aí acordaram o Judiciário, acordaram o Legislativo e o Executivo. É preciso fazer tudo isso? Não tem como se calar com tanta injustiça no Brasil?.
Cobranças na saúde
O vereador disse também que não compete ao Legislativo pedir favores a médicos ou na Secretaria de Saúde. ?O que esses dez vereadores devem fazer é cobrar uma saúde de qualidade ao Poder Executivo. Eu queria ver o Lula, a Dilma Houseff, um prefeito e um vereador dependerem de uma van, para fazerem um tratamento de câncer?.
CPI de usurpação de função pública
Arnaldo Gontijo disse que daria entrada na Câmara, de um requerimento solicitando uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A finalidade é investigar as denúncias materializadas relativas a suposta usurpação da função pública de prefeito municipal de Formiga. Baseado no artigo 29, no inciso 15 da Lei Orgânica do Município, o edil precisa das assinaturas de mais três vereadores. Até quinta-feira (4), o requerimento não havia sido protocolado na secretaria da Câmara.

COMPATILHAR: