Muitos pet shops, menos PSFs- (frase usurpada)
Durante a aprovação do projeto que reconhece a Apaf como de utilidade pública, Juarez Carvalho disse que Formiga é a cidade que tem mais pet shops em Minas Gerais e menos Postos de Saúde, repetindo a afirmação de Eduardo Brás, durante sua polêmica visita à Prefeitura, na semana passada. Juarez ainda explicou: ?isso é uma coisa interessante. Formiga é uma cidade em que há excessos de cachorros nas ruas. Mas temos que parabenizar as pessoas que tratam bens os animais?.
Doação de veículo
Juarez voltou a falar sobre os veículos que foram destinados a três entidades de Formiga, por meio de verbas trazidas pelo deputado Dr. Viana, ?Poderíamos doar um dos carros adquiridos pela Câmara, para a entidade Dom José Antônio do Couto. Até hoje, os veículos que deveriam ser entregues as entidades estão ?emprestados? com a Prefeitura e ainda não foram repassados para as mesmas?.
Falar com vereador não pode
Na opinião de Cabo Cunha, não adianta existir vários Postos de Saúde em Formiga, se não há profissionais para atender a população. ?As pessoas precisam ir de madrugada para as filas e pegar um passaporte para a consulta. Sem falar que a saúde pública é uma questão de gerenciamento. Agora, os funcionários do PAM não podem falar com os vereadores. Se eles falarem o Executivo demite. Você tem que ir lá e passar direto, chegar mudo, não olhar na cara dos funcionários. Já foram exoneradas três funcionárias que conversaram com vereadores. Vamos chegar lá e não dar nem bom dia para a recepcionista?.
Luciano fica triste
Luciano Duque disse que esteve no PAM e ficou muito triste, pois os vereadores não podem fazer o trabalho deles, que é o de fiscalizar. ?Essa funcionária que foi dispensada trabalhava no laboratório municipal. Realmente não podemos mais conversar com os funcionários, vamos ter que deduzir se está faltando uma cama ou um remédio, naquele local. Sem perguntar nada a quem quer que seja?.
Situação no PAM
Pastor Manoel esteve no PAM, na tarde de domingo (7) e contou a situação em que um senhor, de quase 70 anos, se encontrava. ?Ele ficou esperando no local por mais de três horas, assentado desconfortavelmente lá. De repente, o local ficou aglomerado de tanta gente, cerca de 50 pessoas e apenas dois médicos para atender. Todos tiveram que esperar, pois lá é por ordem de chegada. É lamentável ter que se deparar com aquela situação?.
Mauro dispara a metralhadora contra secretário
De acordo com Mauro César, em uma das visitas no PAM, foi constatado que havia apenas um médico e pelo contrato, deveria haver dois profissionais atendendo no local. ?Isso sem falar no secretário de Saúde que não entende nem de pasto de boi. Temos um secretário que não entende da liturgia do cargo, mal sabe o que está fazendo ali. Um secretário que entende do mundo rural, ele perdeu a eleição em Piumhi e veio tentar uma boquinha aqui, em Formiga. Essa não é a praia dele e ele tem sido uma decepção na cidade. Quando a bomba estourar aqui, ele coloca a trouxa nas costas e vai embora e ficamos aqui a ver navios?.
Jogar truco com vereador
Arnaldo Gontijo contou que foi ele quem conversou com a tal funcionária no PAM. ?Ela esteve presente aqui na Câmara e eu estou surpreso com essa perseguição. Essa funcionária entrou através de um processo seletivo em 2012, passou em primeiro lugar e por sua competência teve o contrato estendido para 2013. Eu conversei com ela menos de um minuto. Ela estava acompanhando um familiar e eu nem sabia que ela trabalhava no local. Eu quero pedir que os senhores Terrinha e Rafael Tomé fiquem meus amigos, joguem um truquinho comigo e até tomaremos uma sauna. Assim, quem sabe o prefeito os exonera também, já que são de fora. Estaremos junto com essa funcionária, mesmo judicialmente ou por acusação de assédio moral?.
Nem o vice-prefeito escapará
Assim que leu o requerimento sobre a CPI de usurpação de poder público na Prefeitura de Formiga, Arnaldo Gontijo disse que as declarações do vice-prefeito, Eduardo Brás também serão investigadas pela CPI. ?Não é porque ele é o denunciante, que será beneficiado. Após seis meses, ou por revanchismo, por terem dispensado seus filhos, ele não será beneficiado por isso?.
Trabalhar é preciso: nada de recesso!
Mauro César disse que todos estão vivendo um momento grave na política formiguense. ?Foi denunciado no jornal Hoje em Dia a corrupção no governo de Formiga e situações diversas, vexatórias. Gostaria de pedir ao presidente da Casa, que não haja o recesso legislativo, sem ônus [que ocorre todo o ano, por 15 dias], para trabalharmos nesta CPI?.
Jornal Hoje em Dia some das bancas I
Mauro César contou que o ouvidor municipal, que é o responsável pela distribuição do jornal Hoje em Dia explicou-lhe que, coincidentemente, o jornal atrasou no domingo (7). ?As pessoas procuraram o jornal nas bancas e não acharam. Nunca atrasa, mas justamente no domingo em que há denúncias contra o prefeito e para quem ele trabalha isso ocorreu e é muito estranho. Foi preciso vir jornais de outras cidades da região, inclusive de Piumhi?, ironizou.
Jornal Hoje em Dia some das bancas II
Manoel Messias também falou sobre o jornal Hoje em Dia. ?Nem todos têm acesso a internet. Queremos solicitar um requerimento a este jornal para que a direção dele nos responda o motivo desta ausência, visto a gravidade da denúncia?.
Retratação
Juarez Carvalho disse que Formiga é notícia em todo o Brasil. ?Ficamos nesta semana bastante triste. Somos citados no jornal Hoje em Dia, sobre a situação da nossa administração. Já no jornal oficial, o Sr, Terrinha fala sobre falta de decoro e manobras imorais da Câmara. Isso me sensibilizou e abrange toda a Câmara. Gostaria que o senhor presidente solicitasse a este jornal que retratasse isso, pois taxar-nos de imorais é muito triste. Talvez na terra dele, [Terrinha] ele fale essas coisas?.
Criação de um Conselho do Idoso
Em relação ao idoso, Cabo Cunha solicitou que fosse criado no município, o Conselho Municipal do Idoso. ?Que esse conselho fosse remunerado e se reunisse uma vez ao mês. Com isso, que se fizesse visita aos idosos, em suas casas. Sabemos que essas pessoas sofrem agressões físicas, além de agressões psicológicas?.
Revisão do Plano Diretor
O vereador pediu também que o Executivo revisasse o Plano Diretor. ?Isso é Lei e o Plano deve ser revisto a cada 5 anos. Outro assunto é a guarda municipal, que fosse inserido no Plano de Metas, [apresentado na terça-feira (9)]?.
Chegando com tudo
A nova secretária de Desenvolvimento Humano, Marilucia Pimentel esteve reunida com os vereadores e se colocou à disposição no que for preciso, para o bom andamento dos trabalhos no município. Nesta semana, Marilúcia foi agraciada com uma moção elogiosa, por parte dos edis.
Transparência nas compras do município
Em resposta ao pedido dos vereadores, a Diretoria de Compras do município enviou ofício à Câmara explicando que todas as informações contábeis da Prefeitura constam dos balancetes enviados mensalmente à Câmara e que as despesas e receitas podem ser observadas no Portal Transparência, no site da Prefeitura. A nota explica ainda que em breve, o site da administração municipal será reestruturado com o objetivo de permitir a publicação das informações oficiais, de forma mais objetiva e que a Diretoria de Compras Públicas não é o local mais adequado para a busca de notas fiscais, pois o processamento de despesas é feito pela Secretaria de Fazenda.

COMPATILHAR: