A agência de verificação de informações Lupa fez uma pesquisa a respeito de várias fotos que estão sendo amplamente compartilhadas após os incêndios que estão devastando a Floresta Amazônica há mais de 15 dias.

Segundo a agência, a maior parte das fotos que viralisaram são antigas e sequer foram feitas na região Amazônica.

Uma das fotos mostra um animal correndo de um campo em chamas. Outra é um registro de uma onça ferida. Há também um tamanduá morto e um tatu bebendo água dada por um bombeiro.

A informação analisada pela Lupa é falsa. As quatro imagens reunidas no post foram feitas em épocas e lugares diferentes, que não são áreas da floresta amazônica. Três dos registros ocorreram em fazendas atingidas pelo fogo no interior de São Paulo, em 2011, e no Mato Grosso, em 2019. Outra das fotos, que circulava já em 2016, retrata um animal atingido por um veículo em uma estrada.

A imagem que mostra um animal fugindo de um campo em chamas (veja acima) foi feita pelo fotógrafo Silva Júnior, da Folhapress, em 17 de agosto de 2011. De acordo com a legenda, o que se vê é uma queimada em canavial em Sertãozinho, no interior de São Paulo. A foto foi usada em uma reportagem da Folha de S.Paulo de 18 de setembro daquele ano. A rmatéria mostra que os incêndios nas lavouras de cana-de-açúcar, hoje proibidos no estado, estavam lotando zoológicos e hospitais com bichos feridos.

Já a foto da onça pintada ferida (veja acima) circulava na internet em 2016, em uma montagem, ao lado de um tamanduá, que ilustra um post do portal Gente de Opinião. Na publicação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alertava para os riscos de atropelamento de animais no estado de Rondônia, por conta do tempo seco e das queimadas que ocorriam na época. O site identifica a assessoria de imprensa da PRF como autora do texto.

A imagem com um tamanduá morto em um campo queimado (veja acima) aparece em um post do jornal Integração – Diário Regional, em 20 de maio de 2011. A legenda informa tratar-se de uma vítima de uma queimada ilegal em uma fazenda de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. Os autores do incêndio foram multados pelos órgãos de fiscalização ambiental.

A única foto recente, em que o bombeiro dá água para um tatu em um campo devastado (veja acima), ilustrou uma reportagem do G1 de 17 de agosto de 2019. De acordo com o texto, houve um incêndio em uma fazenda no Mato Grosso entre os municípios de Nova Mutum e São José do Rio Claro. O fogo atingiu 766 hectares de campo em 18 de julho e os bombeiros encontraram esse e outros animais da espécie enquanto periciavam o local.

 

 

Fonte: Matéria da agência Lupa de verificação de notícias||https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2019/08/20/verificamos-amazonia-fotos-animais-vitimas-queimadas/

COMPATILHAR: