Da Redação

Faleceu na tarde desta sexta feira (21) a jovem de 18 anos que esteve internada na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Caridade de Formiga desde o fim da manhã de hoje, com suspeita de haver contraído meningite.
O transporte entre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o hospital foi feito por volta das 11h15, por uma equipe do Samu.
O portal Últimas Notícias entrou em contato com a assessora de comunicação da Santa Casa, Jordana Heloísa, que confirmou o caso suspeito e informou ainda, que se tratou de um quadro clínico bastante grave.
Jordana ainda explicou que, segundo a responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), a enfermeira Riquelme Costa, foi coletado material para exame necessário para constatar se trata-se de um caso de meningite e de qual tipo.

O que diz a Secretaria de Saúde

Na noite dessa sexta-feira, a pedido do portal, a pasta emitiu nota sobre o caso:

“A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, emite nota de esclarecimento sobre a ocorrência de um caso suspeito de meningococcemia. De acordo com a pasta, no dia 20 de fevereiro, às 13h57, uma jovem formiguense de 18 anos deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por apresentar sintomas, como dor no corpo e vômito. Ao ser examinada pelo médico plantonista, foi solicitada a realização de exames laboratoriais, como hemograma e PCR quantitativo. Ela foi medicada, tratando os sintomas, e depois, por não apresentar mais nenhuma queixa, foi liberada para casa. A jovem recebeu orientação para retornar mais tarde à UPA para ver o resultado dos exames.

Em contato com a equipe da Saúde, a mãe relatou que a jovem dormiu sem queixa e, durante a madrugada, acordou com um barulho e encontrou a filha sem consciência. Antes das 6 horas desta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, a jovem foi levada pelo Corpo de Bombeiros para a UPA, apresentando agitação e alteração no nível de consciência e na fala. Ela estava taquicardíaca e a pressão arterial dela estava inaudível. A equipe, prontamente, iniciou as intervenções de emergência. Em seguida, foi feito contato com o Samu e a médica Franciele conseguiu uma vaga em Campo Belo. Nesse tempo, também surgiu vaga na UTI da Santa Casa de Formiga e a jovem foi transferida às 11 horas.

No final da tarde, houve um agravamento no quadro clínico da paciente e ela veio a óbito. Mediante a situação, a equipe da Saúde já adotou medidas preventivas para monitorar qualquer anormalidade que ocorresse com os contatos íntimos domiciliares, que são pessoas que convivem no mesmo ambiente. Os contatos foram acolhidos e estão recebendo a quimioprofilaxia, conforme os protocolos do Ministério da Saúde. Eles estão sendo medicados com ciprofloxacin 500mg, dose única, e foram orientados a observar o surgimento de algum sintoma.

Mais exames serão feitos e encaminhados à Funed (Fundação Ezequiel Dias), em Belo Horizonte. A Secretaria de Saúde vem tranquilizar a população, pois ainda não há confirmação se o caso é de meningococcemia. Mesmo que for confirmado, não existe a possibilidade de uma epidemia porque, para haver o contágio, é preciso ter mais de 8 horas de contato com a pessoa doente.

O que é meningite?
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave.
O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.
A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.

COMPATILHAR: