As sirenes de emergência de alerta de rompimento da barragem Eustáquio, que fica na cidade de Paracatu, no Noroeste de Minas, foram acionadas na tarde dessa quinta-feira (20). A mineradora garante que o acionamento ocorreu por uma falha no sistema. 

Vídeos que circulam pela internet mostram o desespero de moradores assim que o alerta começou a ser emitido na cidade. Várias pessoas são vistas deixando suas casas às pressas a pé, de carro e moto. 

Boa parte da população saiu de casa, seguiu a rota de segurança traçada pelas autoridades para esse tipo de emergência e se reuniu no ponto de encontro. Após um tempo, os moradores foram informados pelas autoridades sobre a falha que provocou o alarme e, em seguida, retornaram para suas casas. 

Mineradora 

Por meio de nota, a mineradora Kinross explicou que “as sirenes de sua barragem dispararam de forma não intencional, devido a uma falha no sistema”. A empresa ainda afirma que “suas estruturas estão seguras e que não há qualquer motivo de preocupação para a sociedade”. As causas da falha estão sendo apuradas pela mineradora. 

Confira a integra da nota:

“A Kinross informa que, na tarde de 20 de maio, as sirenes de emergência da barragem Eustáquio dispararam de forma não intencional, devido a uma falha no sistema. A companhia reforça que suas estruturas estão seguras e que não há qualquer motivo de preocupação para a sociedade. A empresa está trabalhando na apuração das causas da falha no sistema e informa que já foram comunicadas a Defesa Civil e demais autoridades publicas”.

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: