A população de Bambuí foi surpreendida nessa quinta-feira (29), com uma grande movimentação de viaturas das polícias Civil e Militar no Centro da cidade. As informações davam conta que havia ocorrido um sequestro.

De acordo com a TV Bambuí, as polícias relataram que tudo não passou do “trote do falso sequestro” que é aplicado frequentemente por criminosos em presídios.

A proprietária de uma loja de móveis recebeu uma ligação informando que uma das filhas dela havia sido sequestrada e que os suspeitos somente liberariam a vítima após o pagamento de certa quantia em dinheiro.

Com as ameaças, a Polícia Civil foi procurada e iniciou uma ação de emergência com o apoio da PM. Já na loja, os policiais constataram que tudo não passava de um trote.

Recomendações

De acordo com a Polícia Militar, a maneira como os golpistas realizam o crime é sempre a mesma. “É um golpe que não se sofisticou muito com o tempo. Normalmente ligam a cobrar, informando que algum parente da vítima foi sequestrado e colocam a falsa vítima na linha que começa a chorar e a implorar por socorro, solicitando para que se faça o pagamento de uma quantia em dinheiro para o resgate.

É importante divulgar algumas recomendações para evitar esse tipo de crime, já que a extorsão costuma funcionar, levando pessoas de boa fé a entregar quantias em dinheiro. Outro ponto é que geralmente a vítima se entrega sem notar. Ao ouvir a voz do suposto familiar capturado, acabam revelando o nome do mesmo. Então atitudes simples, como perguntar para a voz do outro lado da linha ‘Qual é o seu nome?’ e ‘Quem está falando? podem desmascarar o golpe. Além disso, são ligações longas, o que as difere de contatos reais feitos por sequestradores – que segundo estatísticas, duram menos de um minuto em 90% dos casos”, esclareceu a PM.

COMPATILHAR: