Na sexta edição do especial ?Formiga de Bairro a Bairro?, a equipe do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias foi até o Nossa Senhora de Lourdes para saber um pouco mais dos problemas que a população daquele bairro enfrenta diariamente.
Entre as principais reclamações dos moradores estão o calçamento de ruas, uma vez que o bairro sempre precisa de operação tapa-buracos, atendimento precário no Programa de Saúde da Família (PSF) e a falta de água, que atormenta os moradores, que ficam dias com as caixas vazias.
Saúde
O atendimento no posto de saúde do bairro Nossa Senhora de Lourdes é muito deficiente e, segundo os moradores, muitas das vezes, eles madrugam na frente da unidade de saúde e, mesmo assim, não conseguem ser atendidos.
A população do bairro também reclama que o posto de saúde está em um lugar descentralizado, os moradores queriam muito que ele fosse mais centralizado para ficar perto de todos.
A estrutura do posto de saúde não é suficiente para atender a todos os moradores que ali consultam, pois atende à população do bairro Nossa Senhora de Lourdes e de outros cinco bairros, sendo que tem apenas um médico para atender a todos. Para consultar no posto, agora tem que agendar consulta, os moradores esperam até sete dias, sendo que o médico gasta apenas 15 minutos para examinar os pacientes, reclama a presidenta do Conselho Comunitário do bairro Nossa Senhora de Lourdes, Maria do Socorro Viana.
Ela se queixa ainda que o PSF funciona em uma casa alugada que foi adaptada para ser um posto de saúde, por isso, falta espaço físico e, quando a psicóloga quer fazer reunião com os pacientes, de tão pouco espaço, eles têm que se deslocarem para a igreja.
Segurança
O Nossa Senhora de Lourdes já foi considerado um dos bairros mais violentos de Formiga, mas, hoje, esses índices já reduziram bastante. Era um bairro onde aconteciam muitas brigas, espancamentos, assassinatos e tráfico de drogas. Segundo a presidente do Conselho de Moradores, o vandalismo do bairro foi reduzido a quase zero, antes os vândalos quebravam o muro da Escola Municipal Miralda da Silva Carvalho, depredavam janelas e quebravam lixeiras.
Infraestrutura
O bairro também tem vários problemas de infraetrutura, o maior deles é a falta de água, segundo aos moradores ficam até quatro dias seguidos sem cair água nas caixas e aguardam solução.
A limpeza pelos agentes da Prefeitura é muito rara, além das ruas estarem sujas, também têm vários lotes sujos e cheios de lixo. Outro problema seríssimo do bairro é a sinalização das ruas, sendo que, em grande parte das vias, ela é feita apenas no asfalto e já está totalmente apagada. Com a sinalização ilegível, fica difícil do motorista reconhecer de quem é a preferência, motivo que leva a causar muitos acidentes. Até mesmo em acidentes que já ocorreram no bairro os próprios policiais ficaram ?meio perdidos? para identificar qual motorista estava correto.
Também tem o problema da escola infantil (creche) que está superlotada de alunos, pois é apenas uma para atender a seis bairros, então, muitas mães não trabalham, porque não têm onde deixar os filhos.
Esportes
No bairro Nossa Senhora de Lourdes, existem duas quadras de esportes, a da Escola Miralda e a do Centro de Referência de Assistência Social (Cras II).
Nas quadras treinam os times de vôlei masculino e feminino, que disputam campeonatos em Formiga e em cidades circunvizinhas, sendo que, em todas as competições, as equipes têm se sobressaído bem, conquistando boas posições e, várias vezes, conquistaram o título de campeão.
Estas quadras são as primeiras dentre os bairros que visitamos que recebem auxílio da Prefeitura na manutenção de materiais esportivos, como bolas e camisas. Segundo a presidenta do conselho, o esporte ficou bem melhor após a reforma da quadra da Escola Miralda.
Atrativos
O bairro Nossa Senhora de Lourdes é um bairro que tem poucos atrativos. Tem o Cras II, que atende a cerca de 200 crianças, além de oferecer aulas de ginástica para mais de 50 mães. O local também é usado para festas do grupo de idosos e do grupo de apoio Amor Exigente, que é coordenado pela Maria das Graças (Mariazinha), que trata de dependentes químicos e outros vícios.
Conselho Comunitário do bairro Nossa Senhora de Lourdes
O Conselho Comunitário do bairro Nossa Senhora de Lourdes é uma entidade apenas representativa. A diretoria escuta as reclamações da população e as repassa aos órgãos competentes.
Segundo a presidenta, a entidade já foi mais participativa. Ela conta que os representantes do bairro participavam das reuniões da Prefeitura, discutiam com o prefeito os problemas, mas, infelizmente, hoje em dia, a comunicação da Prefeitura está falha, eles não avisam mais das reuniões nem onde o prefeito vai estar e nem mesmo sobre o que está acontecendo na cidade.
Os diretores reclamam muito que o Conselho Comunitário ainda não tem sede própria, então, sempre quando vão se reunir, tem que ser na casa da presidenta.
Mensagem ao Legislativo e ao Executivo
A presidenta do Conselho Comunitário do bairro Nossa Senhora de Lourdes, Maria do Socorro Viana, deixa a seguinte reivindicação aos poderes Legislativo e ao Executivo. ?Eu, como presidente do bairro e amiga do prefeito, não tenho nada contra ele como pessoa, mas, na administração, eu gostaria que ele se doasse mais, que ele fosse até o povo, pois o povo está pedindo muito a presença dele, porque ele é uma pessoa muito amável, uma pessoa que você tem facilidade de chegar nele e conversar, quando as outras pessoas de segundo escalão não rodeiam, porque o problema não é o prefeito, o problema são os secretários que não deixam a gente chegar pra conversar com ele. O prefeito não é dos secretários, o prefeito é do povo e nós precisamos dele no bairro. Então, a gente convida a ele que venha mais em nosso bairro, passa nas ruas, anda um pouco e saia de fora do carro, a gente precisa dele, ele é muito boa gente e se ele se doar um pouco mais ele até poderia ser uns dos melhores prefeitos que Formiga já teve.
E para os vereadores deste mandato, a gente gostaria que eles ganhassem menos e olhassem mais para os bairros e também parassem de só pensar em aumento salarial, pois, enquanto uma professora ganha R$600, um vereador R$4.483,32.

COMPATILHAR: