A equipe de redação do Jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias percorreu esta semana o bairro Novo Horizonte, pela décima primeira semana do especial ?Formiga de Bairro a Bairro?.
Ao percorremos as ruas do Novo Horizonte, identificamos uma série de deficiências, principalmente na parte de infraestrutura.
Tem até moradores do bairro querendo se mudar por causa de alguns problemas.
Segundo os moradores, as questões que devem ser sanadas imediatamente são: falta de água, falta de ações e apoio ao esporte, uma vez que o bairro tem uma quadra, mas não está sendo usada, além da ausência de uma creche, já que o bairro não tem um Centro de Educação Infantil onde os pais possam deixar seus filhos.
Saúde
No Novo Horizonte não há uma Unidade Básica de Saúde (UBS), então, a população do bairro tem que utilizar o posto de saúde do Bela Vista.
Segundo o presidente da Associação de Moradores do Novo Horizonte, Elias Martins, o posto de saúde até atende à demanda, mas, infelizmente, o espaço físico é pequeno, pois a UBS funciona em uma casa alugada que foi adaptada para atender à população.
Um desejo dos moradores do Novo Horizonte é que seja construído um posto de saúde no bairro, mas que não seja outra casa alugada e sim uma UBS que tenha um bom espaço físico para um melhor atendimento.
Segurança
Como todos os bairros visitados pela equipe de redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias, os moradores do Novo Horizonte também almejam um pouco mais de segurança, pois, segundo eles, falta policiamento ostensivo e algum projeto para melhorar esse problema.
A população questiona a falta de iluminação pública em algumas vias e, nesses locais, são onde ocorrem com mais frequência roubos, tráfico de drogas e até prostituição, segundo alguns moradores. Também tem alguns problemas com vandalismo, pois a quadra poliesportiva do bairro está com a tela toda destruída.
Infraestrutura
O Novo Horizonte tem vários problemas de infraestrutura. O bairro não tem creche e os moradores esperam que o Centro de Educação Infantil do bairro Água Vermelha fique pronto para que eles possam utilizá-lo, pois será o local mais perto para deixarem as crianças enquanto os pais estão no trabalho.
Tem vários trechos de ruas que estão sem calçar e outras vias estão cheias de buracos. Os moradores também gostariam que a rua Manoel Vicente Machado, que é uma rua sem saída, fosse aberta para acesso à rua Flausino Vaz da Silva.
Também há sérios problemas com a falta de água, têm lugares no bairro que falta água o dia inteiro e, pela madrugada, quando cai nas caixas, não é o suficiente para enchê-las. Tem várias pessoas que estão até querendo se mudar do bairro devido à esse problema.
O bairro tem diversos lotes sujos, mas, segundo o presidente da associação de moradores, depois que a Prefeitura criou a lei que obriga os proprietários a manterem os lotes limpos, a situação melhorou bastante.
Os moradores também gostariam que fosse construída uma praça no bairro, uma vez que o local tem poucas opções de lazer.
Esportes
O bairro Novo Horizonte tem apenas uma quadra de esportes, que, infelizmente, não funciona. A quadra foi inaugurada, funcionou pouco tempo e já está em uma situação lamentável.
Segundo o presidente da associação, como no bairro não conseguiram ninguém para tomar conta da quadra e a Prefeitura não contrata ninguém para vigiá-la, o local virou alvo dos vândalos, que quebraram as lâmpadas, além de acenderem as luzes e as deixarem acesas a noite inteira, além disto o local também virou depósito de lixo. Como as lâmpadas estavam gerando um gasto além do necessário para os cofres públicos, a Prefeitura cortou a energia elétrica da quadra.
Outro desejo na questão de esporte é que a Prefeitura termine a obra do campo de futebol society, pois começaram a construção, colocaram a grama, mas, até hoje, está sem trave, sem tela de proteção e ainda não está demarcado.
Atrativos
O bairro Novo Horizonte tem poucos atrativos, conta com a Escola Municipal Caic, que realiza diversos eventos; o Centro Estadual de Educação Continuada de Formiga (Cesec), que oferece oportunidade para várias pessoas concluírem os estudos; as festas das barraquinhas e também da igreja do bairro.
Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte
A Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte é uma entidade bastante participativa na comunidade, pois está sempre empenhada em ajudar os moradores, principalmente os mais carentes. Além de ser muito participativa, ela também é bastante representativa e sempre repassa as necessidades da população aos órgãos competentes.
Um objetivo da associação é a construção da sede própria. Atualmente, as reuniões são feitas nas casas dos moradores e, segundo Elias Martins, a entidade já tem até o terreno disponível para esta obra.
Mensagem ao Legislativo e ao Executivo
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte, Elias Martins, deixa a seguinte reivindicação aos poderes Legislativo e Executivo: ?Venho através desta entrevista pedir mais atenção para o bairro, como reforma da quadra de esportes, iluminação de algumas ruas, melhorias no abastecimento de água, porque há muita falta de água no bairro e, principalmente, um terreno para a construção da sede própria da associação?.

COMPATILHAR: