Com o desejo de resgatar as velhas marchinhas de carnaval provocou em cinco amigos a vontade de montar um bloco carnavalesco com o intuito de despertar na população a busca pela valorização da maior manifestação cultural de nosso país ? o carnaval de rua. O Grupo de 5 Artistas ? G5 ? criou, em 2008, o Bloco Cultura Sem Dó… e os Fantasmas da Cultura, que vem proclamar o início da ?festa da carne?.
Com o anúncio da não realização do carnaval patrocinado pela Prefeitura de Formiga em 2009, o G5 se sente mais do que na obrigação de colocar o Bloco na rua. Em seu segundo ano de existência, o Bloco Cultura sem Dó… deverá sair na quinta-feira, dia 19, que antecede a véspera do Carnaval com os Fantasmas da Cultura percorrendo as principais ruas da cidade anunciando a chegada da ?festa da carne?. A escolha da data se deve ao fato de que na véspera do Carnaval a população de Formiga ainda não debandou para o Lago de Furnas e cidades históricas em busca de festas.
Neste ano, o G5 pretende inovar com a participação de outras pessoas fora do círculo do grupo. Será realizado um Baile de Máscaras ?a La Veneza? ao som das velhas marchinhas e samba-enredo. Máscaras de cartolina serão distribuídas para as pessoas que passarem pela festa. O local escolhido para a concentração do Bloco é a Praça da Matriz, às 18h00. Logo após, os foliões sairão pelas ruas do Centro convidando o povo para o Baile de Máscaras na Praça da Rodoviária.
O Bloco irá fazer o seguinte percurso: desce a rua Silviano Brandão, passa pela Praça Getúlio Vargas, segue pela rua Bernardes de Faria até a Praça Ferreira Pires, retorna pela rua rua Bernardes de Faria até Barão de Piumhi e vira na rua Coronel José Gonçalves D?Amarante até o Terminal Rodoviário.

print
Comentários