O histórico de controle educacional e político gerou uma cultura que explica boa parte dos desacertos atuais. Mas, felizmente, o maior acesso à educação e à informação vem contribuindo para a celeridade da melhoria das percepções da população. O povo brasileiro, pacífico, ordeiro e trabalhador, faz por merecer respeito e oportunidades.

O país tem potencialidades e diferenciais que o coloca entre os melhores e mais promissores do mundo. Uma economia cada vez mais fortalecida e o talento da população para o empreendedorismo são alguns dos pontos fortes dos quais não podemos nos esquecer. Um planejamento correto que priorize essas qualidades nos conduzirá a uma saída mais rápida e virtuosa para as dificuldades.

Parece-nos que a crise maior é de confiança e credibilidade, e é nas urnas que os eleitores depositam os créditos de confiança e sua manutenção. Cabe aos eleitos cumprir suas propostas e honrar as credenciais que os cargos lhes conferem. No atual contexto, é preciso restaurar a credibilidade da política econômica, aumentar os investimentos e estabilizar o ambiente político a fim de melhorar a competitividade do Brasil.

 Apesar da conjuntura econômica desfavorável, o país não pode deixar o pessimismo sobressair. Os empresários que souberem identificar oportunidades de desenvolvimento são aqueles que irão prosperar. A confiança é um dos pilares mais importantes para a retomada do crescimento e, somada a planejamento, inovação e atitude positiva, é capaz de transformar as dificuldades atuais em um caminho promissor para o desenvolvimento do Brasil. 

Lázaro Luiz Gonzaga – Fecomércio Informativo – Belo Horizonte/MG

COMPATILHAR: