Durante uma audiência pública realizada na semana passada em Divinópolis foi discutido o déficit de leitos hospitalares na macrorregional de Divinópolis, que abrange 54 cidades, entre elas Formiga.
Os deputados presentes apresentaram duas propostas: uma seria comprar o hospital Santa Mônica e a outra seria a construção de um novo hospital para atender a região Oeste de Minas.
Entretanto, o vereador Gonçalo Faria/PSB, representando a Câmara Municipal, apresentou uma terceira alternativa, que seria a compra do hospital Santa Mônica e a implantação de um Hospital Escola, em parceria com a universidade de São João Del Rei, que conta com o curso de medicina. Segundo Gonçalo Faria, com a compra do Hospital Santa Lucia dois andares que se encontram desativados poderiam ser reabilitados.
O vereador explicou ainda que o Hospital Escola tem a receita do Sistema Único de Saúde (SUS) maior do que um hospital comum, o que seria outro ganho para a região. ?Com isso resolve o problema de demanda da macrorregional de Divinópolis, sem se esquecer ainda da expansão do Hospital São João de Deus?, comentou Gonçalo Faria.
A proposta do vereador formiguense, que foi a única apresentada pelos representantes dos municípios da região, foi registrada e seria levada para a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, com chances de ser aprovada.
Além do vereador Gonçalo Faria, representaram o município a secretária de Saúde, Luiza Flora, e o ouvidor da pasta, Elton Costa.

COMPATILHAR: