?A Prefeitura não é uma mãe?. Essa foi a resposta dada pelo secretário de Gestão Ambiental, Jorge Zaidan, a uma moradora do bairro Vila Industrial que recorreu à secretaria a fim de encontrar uma solução para o problema da não coleta de lixo no bairro.
De acordo com Dona Inês Alves, a coleta não é feita corretamente e ao conversar com o secretário o mesmo entregou a ela alguns panfletos com os dias e horários da coleta, para que a moradora os distribuísse no bairro. ?Panfleto não coleta lixo. Entregar para os moradores o cronograma da coleta não vai resolver nosso problema. O lixo está se acumulando nas ruas e queremos que seja recolhido?, disse Dona Inês.
O secretário também informou à moradora que o lixo não é recolhido corretamente porque os moradores depositam nas lixeiras, materiais reciclados juntamente com o lixo úmido e segundo ele, há os dias diferenciados para a coleta do lixo reciclado e do úmido.
Já Dona Inês garante que o lixo é colocado nos dias certos; o problema é que nem o coletor de reciclado, nem o de lixo úmido recolhem totalmente o que deve ser coletado. ?Tanto os responsáveis pela coleta de reciclados, quanto a do lixo úmido deixam sacos de lixo para trás. Eles não fazem a coleta total do lixo. E o que é deixado vai se acumulando nas ruas causando problemas para os moradores?, disse a moradora.
De acordo com Dona Inês, sobre o entulho que se mistura com o lixo, o secretário informou que ?não é obrigação da Prefeitura recolher entulhos. Esse tipo de coleta fica a cargo de cada morador que deve pagar um carreteiro para levar o entulho para um lugar adequado. A Prefeitura não é uma mãe?.
?Não sei mais a quem recorrer. Se na secretaria responsável pela coleta não obtive uma solução, a quem recorreremos? Na minha conta de água é cobrada a taxa de limpeza urbana, mas o serviço não é feito no bairro. Se eu tenho que pagar meus impostos, cadê o serviço que a Prefeitura tem que me oferecer em troca??, desabafou a moradora.
Uma das lixeiras usadas pelos moradores está localizada em um lote (conforme mostra a foto) devido a essa questão Jorge Zaidan pediu a Dona Inês para que fizesse a queixa na Secretaria de Planejamento para que o dono do lote fosse multado. Mas a Lei nº 4331 de 26 de maio de 2010 dá todo o suporte para que a secretaria responsável resolva o problema e cobre o proprietário do lote.

Confira o desabafo de Inês Alves:

COMPATILHAR: