Pesquisadores holandeses estudaram dois grupos: o primeiro era formado por 725 pessoas de 55 a 65 anos de ambos os sexos e o outro por 1.237 pessoas com mais de 65 anos. Eles verificaram se os participantes conseguiam subir e descer uma escada de 15 degraus, e se usavam transporte público ou seu próprio meio de transporte. Em seguida, realizaram exames de sangue para verificar os níveis de vitamina D.
Após levar em conta fatores como idade, atividade física e a existência de doenças crônicas, os estudiosos descobriram que, em ambos os grupos, as pessoas cujos níveis de vitamina D eram menores que 20 nanogramas por mililitro apresentavam mais inaptidões que as pessoas com níveis normais da substância (acima de 30). O estudo foi publicado online no periódico The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.

A médica Evelien Sohl, do Centro Médico da Universidade Livre de Amsterdã, afirmou, todavia, que o estudo não comprova que níveis baixos de vitamina D sozinhos causam inaptidão. Ela também explicou que a ideia é explorar, agora, o uso de suplementos. Os suplementos de vitamina D talvez sejam benéficos. Antes que possamos confirmar isso, porém, precisamos testá-lo em estudos aleatórios controlados, argumentou.

COMPATILHAR: