A guerrilha colombiana das Farc anunciou neste domingo (21) que libertará, unilateralmente, seis reféns em seu poder, sendo dois políticos, três policiais e um militar, informa o site da agência Anncol.
Como mostra de nossa disposição e como gesto que visa a gerar condições favoráveis para a troca humanitária (de reféns por rebeldes presos), anunciamos a próxima libertação, unilateral, de seis prisioneiros, destaca o comunicado.
A libertação será realizada em duas etapas, com três policiais e um militar sendo soltos em um primeiro momento, antes da liberação do ex-governador Alan Jara e do ex-deputado Sigifredo López.
Segundo a direção das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), os seis serão entregues a uma comissão liderada pela senadora Piedad Córdoba, que serviu no passado de mediadora para a troca de guerrilheiros presos por reféns dos rebeldes.
Os seis integram o grupo de 28 reféns que as Farc propõem trocar por cerca de 500 rebeldes presos.
Do mesmo grupo faziam parte os 15 reféns – incluindo a política franco-colombiana Ingrid Betancourt, três americanos e 11 militares e policiais – resgatados em julho passado em uma ação espetacular de comandos do Exército colombiano, que se fizeram passar por pessoal da Cruz Vermelha e da rede estatal de televisão da Venezuela.
Alan Jara foi seqüestrado no dia 15 de julho de 2001, quando se deslocava em um veículo das Nações Unidas.
Já Sigifredo López é o único sobrevivente do grupo de 12 deputados do departamento de Valle seqüestrado em 11 de abril de 2002. Os outros 11 políticos foram mortos pela guerrilha em 18 de junho de 2007, durante uma suposta ação do Exército para resgatá-los.

COMPATILHAR: