As novas instalações da Fazenda Laboratório do Unifor-MG, localizada na comunidade de Padre Doutor, a três quilômetros do campus universitário, foram inauguradas na sexta-feira (7).

O evento contou com a presença de conselheiros da instituição, membros da Reitoria, coordenadores de cursos e de departamentos da Fuom, funcionários do Unifor-MG e do Colégio de Aplicação, autoridades, proprietários rurais vizinhos da fazenda e convidados.

Na abertura da cerimônia, o residente da Fuom, Marco Antonio de Sousa Leão, falou sobre a aquisição da Fazenda Laboratório, em abril de 2013, e sobre os investimentos feitos até o momento. Em seguida, foi feito o descerramento da placa de inauguração das novas instalações.

Os convidados se dirigiram a uma das salas de aula para os pronunciamentos. O presidente da Fuom mostrou, por meio de gráficos, a evolução patrimonial da fundação, evolução dos cursos, do número de alunos, de funcionários, das bolsas de estudo, faturamento, áreas adquiridas, área construída, aumento do patrimônio social, dentre outros dados.

Na sequência, a diretora de ensino, Inêidina Sobreira, a apresentou o regulamento da Fazenda Laboratório e alguns detalhes sobre a parte pedagógica que envolve esse laboratório. Logo após, a diretora de planejamento e finanças, Adriana Alves Silva, fez um balanço da obra e dos investimentos realizados. Por fim, o coordenador da Fazenda, Dênio Garcia Silva Oliveira, falou sobre o que está sendo feito e quais são os próximos projetos para o local. Para encerrar, houve um momento de confraternização.

INAUGURAÇÃO FAZENDA LABORATÓRIO 9 cópia

Novas instalações

A partir das necessidades de professores e alunos e priorizando a mais alta qualidade de ensino, em 2015, foram feitos diversos investimentos na Fazenda Laboratório. Construiu-se um prédio, o qual abriga duas salas de aula, banheiros/vestiários masculino e feminino, copa, sala administrativa para a coordenação, sala dos professores e o Laboratório de Irrigação e Mecanização Agrícola, onde estão guardados equipamentos e máquinas.

Em seu entorno, foram construídos um “Campo Agrostológico”, “Estação Agrometeorológica”, “Casa de Vegetação” e um “Campo Experimental”, além de, futuramente, um “Lago de Múltiplo Uso”. Este espaço pretende servir, adicionalmente, como palco para diversos cursos voltados para a comunidade formiguense e outras atividades de extensão empreendidas pelo Centro Universitário.  

A Fazenda Laboratório do Unifor-MG abriga também o CVAGA (Centro Veterinário de Acolhimento e Guarda de Animais). O terreno da fazenda tem, atualmente, 16,5 hectares à disposição de toda a comunidade acadêmica.FAZENDA LABORATPRIO 7

 

Redação do Jornal Nova Imprensa Unifor-MG

print
Comentários