Por volta das 14h desta quarta-feira (10),  o portal recebeu uma denúncia a respeito de toneladas de lixo e entulho levadas por caminhões a serviço da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que estavam sendo despejadas entre as árvores que compõem o bosque localizado nas imediações da Casa do Engenheiro. Imóvel que hoje abriga a Secretaria Municipal de Cultura.

Uma equipe do UN esteve no local verificou a existência do abuso (crime ambiental) e procurou o secretário de Cultura (André Gouvea) para saber se houve alguma autorização oficial permitindo a desova do material que, segundo apurado, foi retirado das margens da ferrovia.

Segundo André, ao menos da parte dele não havia autorização e ele tão logo tomou conhecimento dos fatos, comunicou-se com o secretário de meio ambiente, Jorge Zaidan, solicitando as providências cabíveis.

Zaidan, ouvido a respeito, também informou que determinou de imediato a notificação dos infratores. “Aquela área pertence ao município e os ipês e outras espécies ali existentes são protegidos por lei.Nosso fiscal abortou inclusive, o descarregamento de material que estava na carroceria de outra carreta. Também exigimos a imediata limpeza da área. Quanto às árvores danificadas ou sacrificadas, já marquei uma reunião com o pessoal da empresa e obviamente, vamos exigir uma compensação”, disse Zaidan.

Durante a manobra dos caminhões árvores centenárias são sacrificadas

Relembrando:

Não faz muito tempo, o  portal denunciou a abertura de uma estrada vicinal em meio à vegetação, ali naquele mesmo local. Hoje esta mesma passagem se encontra inutilizada. Porém, os danos como supressão de vegetação, conforme se verifica no mesmo local, as espécies ainda não foram repostas. Se houve compensação provavelmente esta se deu por forma pecuniária ou outras, em locais diversos daquele.

 

Fonte: Reportagem: Portal Últimas Notícias||

COMPATILHAR: