Apesar de ser um jogo que não valia a decisão para a final desta fase, para ambos era uma partida importante, pois, quem perdesse, terminaria na lanterna do grupo D.
O jogo começou muito lento, os dois times jogando nos contra-ataques e errando muitos passes, além de desperdiçarem as poucas oportunidades de gols. O primeiro tempo continuou pouco movimentado e os torcedores fiéis do FEC, que compareceram para prestigiar o time até o último minuto, cobravam melhor rendimento.
No intervalo, o técnico Brandão aplicou o que todos chamam de ?injeção de ânimo? e o time voltou com outra postura, bem mais ofensivo e criando boas jogadas. Ao FEC só interessava a vitória para garantir a terceira posição e manter a invencibilidade em casa.
O treinador Brandão fez as três substituições, o time ganhou em velocidade e nas jogadas de ligação entre defesa e ataque. Depois de várias tentativas, uma jogada pela esquerda deu certo e Daniel Silva aproveitou um rebote para fazer 1 x 0 para o FEC, aos 38 minutos da etapa complementar. A URT foi para cima tentando o empate, mas não conseguiu furar a meta do goleiro Giulliano que, mais uma vez, foi o destaque do time.
FEC jogou com: Giulliano, Ceará (Diego), Fenix, Rones, George, Daniel Silva, Beg, Léo Caxeta (Robson), Vinícius (Fernando Roberto), Samir e Rodriguinho. Suplentes: Daniel Martins, Thomás, Pedrinho e Adonias.

Resultados e classificação
Com a vitória do FEC por 1 x 0 sobre a URT, o Formiga terminou na terceira posição na chave D, com 7 pontos. A URT ficou na lanterna, com 6 pontos.
O líder do grupo D foi o Guarani, que empatou neste domingo em 1 x 1 com o Poços de Caldas, segundo colocado. O Guarani jogava em casa pelo empate e terminou a fase semifinal com 11 pontos, contra 10 do Poços.
Pela chave C, na última partida da semifinal, o Mamoré venceu o Itaúna por 1 x 0 e terminou como o líder do grupo, com 11 pontos. O Funorte empatou com a Tombense em 1 x 1 e ficou com o segundo lugar da chave, ao somar 7 pontos. O terceiro colocado foi o Itaúna, com 6 pontos e na lanterna ficou a Tombense também com 6 pontos, porém com menor saldo de gols.

Acesso ao Módulo I
Até o momento, Mamoré e Guarani estão classificados para a final. O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça Desportivo (TJD) vai julgar em segunda instância, nesta terça-feira (18) a situação do Mamoré, que pode perder sete pontos na classificação final por escalar um jogador irregular em duas partidas.
O time de Patos de Minas já foi condenado pela Comissão Disciplinar do TJ e, caso a pena seja mantida, o classificado às finais e ao acesso ao Módulo I de 2011 será o Funorte.

Retrospecto do FEC
O FEC fez uma brilhante campanha na primeira fase da competição: terminou como o único time invicto, somou 18 pontos em 8 jogos, teve o melhor ataque com 14 gols e a melhor defesa, com apenas 4 gols sofridos. Foram 5 vitórias e 3 empates, um aproveitamento de 75%.
Na segunda fase, o FEC não teve muita sorte e somou apenas 7 pontos em 6 jogos: foram 2 vitórias, 3 derrotas e 1 empate, o aproveitamento foi de 38.89%.
Em todo o campeonato, o FEC somou 25 pontos, no total de 7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Apesar de não ter se classificado para a final, foi o time que menos perdeu na competição e obteve a segunda melhor pontuação no somatório das duas fases, perde apenas para o Mamoré, que somou 26 pontos, isso se forem mantidos os 7 pontos na classificação final, após o julgamento desta terça-feira. Se o Mamoré perder os 7 pontos, ficará com 19 pontos, assim, o FEC seria o maior pontuador do Módulo II deste ano.
Isso prova que a fórmula de disputa não foi muito favorável ao FEC que, mesmo fazendo uma campanha vitoriosa na primeira fase, não obteve benefícios na segunda fase. O Formiga pode terminar a competição como o maior pontuador e não conseguiu o acesso ao Módulo I.
A diretoria do FEC, desde o início, foi contra essa fórmula de disputa, pois sabia que o clube poderia ser prejudicado, mas a decisão foi voto vencido, assim, só restou ao Formiga disputar o campeonato desta forma.

COMPATILHAR: