O domingo (6) foi de muita festa para o Formiga Esporte Clube (FEC). Depois de uma brilhante atuação na grande final da Copa Sul Mineira de Futebol Juniores/2009, o FEC sagrou-se campeão ao vencer o Comercial Esporte Clube, na casa dos adversários, pelo placar de 2 a 0.
Como o Formiga ganhou o primeiro jogo da final por 3 a 0, jogava pelo empate, mas foi para cima e conseguiu fechar com chave de ouro a competição. O Estádio Fonte do Povo, em Campo Belo, recebeu um pequeno público por causa da chuva, que não cessou um só instante. Mas os torcedores formiguenses foram a maioria, liderados pela fiel e fanática Força Jovem, que empurrou o time o tempo todo.
A partida começou em grande estilo, com a execução do Hino Nacional e o Flair Play das equipes. Mesmo debaixo de chuva, o jogo começou quente e, logo aos sete minutos do primeiro tempo, o Comercial foi surpreendido por um contra-ataque rápido do FEC, quando o atacante Naider abriu o placar.
A equipe do Comercial sentiu bastante o gol e não se encontrava em campo. O ataque dos adversários tentou por diversas vezes furar o bloqueio do FEC, mas se esbarrava na forte e bem posicionada zaga do time formiguense e nas mãos do goleiro Tiago.
O FEC soube administrar bem a partida e foi para o vestiário com o placar de 1 a 0. A equipe tinha o desafio de segurar o resultado ou ampliar o marcador, evitando que o Comercial virasse o jogo para não levar a decisão para a prorrogação.
No segundo tempo, o jogo foi mais disputado. Com um minuto da etapa complementar, o FEC teve uma surpresa desagradável. O árbitro Valmir Azevedo marcou um pênalti após uma falta dentro da grande área. Para a sorte do Formiga e para a decepção do Comercial, o meio de campo Jorge Bruno desperdiçou a cobrança chutando a bola por cima do travessão.
O FEC comemorou o gol perdido e continuo se defendendo e jogando nos contra-ataques. Por volta dos 35 minutos de jogo, em mais uma boa jogada, o Formiga se lançou ao ataque e, após uma falha da zaga do Comercial, o lateral Bruno (Bolacha) jogou a bola para os fundos da rede, consagrando a vitória do Formiga e garantindo o título de campeão.
Além do primeiro lugar, o FEC trouxe mais dois troféus: teve o atleta destaque da competição, o vice-artilheiro Luan Teodoro, que marcou seis gols; e o melhor técnico, Fabiano Bezerra.

Confusão
O FEC já comemorava o título e os torcedores entoavam o grito de ?É campeão!?, quando, aos 40 minutos do segundo tempo, o ponta direita conhecido como Buiú fez um falta desleal e foi corretamente expulso pelo árbitro da partida. Infelizmente, após esse incidente, começou uma briga generalizada, pois atletas do Comercial lamentavelmente partiram para cima dos jogadores do FEC e alguns torcedores invadiram o campo, causando muito tumulto. Só havia uma viatura policial e quatro militares, que tiveram dificuldades de conter a confusão. Assim, o árbitro Valmir Azevedo deu a partida por encerrada e o Formiga foi oficialmente decretado o grande campeão do campeonato.
O FEC teve que receber seu belo troféu e comemorar o título no vestiário, além de ter de deixar o campo sobre escolta policial, com reforço de mais viaturas.
A diretoria do Formiga, atletas e torcedores ficaram chocados com o que assistiram e comprovaram que Campo Belo não é um lugar adequado para a prática de esportes, além disso, o policiamento deixou bastante a desejar

Comemoração
Mesmo com a confusão, o FEC comemorou bastante o título no vestiário e durante o regresso para Formiga. Na entrada da cidade, alguns torcedores já esperavam pelos campeões para fazerem uma carreata, que percorreu as principais ruas da cidade, com uma bela festa. Muita gente saiu de casa para aplaudir o FEC.
Ao chegarem no estádio, os atletas foram recebidos por pais e torcedores. Foi servido a eles um almoço e, em seguida, feita a entrega das medalhas e homenagens àqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para que o Formiga conquistasse mais este título.
Isso prova que o investimento na categoria de base tem sido válido. O provável treinador do FEC para o Campeonato Mineiro ? Módulo II de 2010, Brandãozinho, esteve em Campo Belo e gostou do que viu. Ele avaliou alguns atletas e pretende aproveitá-los para o time profissional.

Amistoso
A vitória do FEC estava condicionada a um amistoso contra os juniores do América Esporte Clube, que foi o campeão do Campeonato Mineiro de Juniores. A partida está marcada para ser disputada no próximo domingo (13), no estádio Juca Pedro, em horário a ser definido. Mais detalhes assim que confirmados os detalhes da partida.

COMPATILHAR: