O Colégio de Aplicação – Unidade I realiza, na terça e quarta-feira (22 e 23), a Feira de Ciências com o tema “Ciência e Vida: Reconstruindo Ideias”. No primeiro dia, as atividades ocorrem das 18h30 às 21h e na quarta-feira das 8h às 11h.

O evento será realizado na Praça de Alimentação do Prédio 1 do Unifor-MG. As ações são direcionadas aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do 1º ao 3º ano do ensino médio, dos cursos de graduação do Unifor-MG, pais e amigos dos alunos, bem como a comunidade formiguense.

A Feira de Ciências tem os seguintes objetivos gerais: desenvolver o pensamento científico através do pensar, julgar e agir cientificamente; contextualizar os conhecimentos adquiridos durante sua formação acadêmica; associar teoria e prática; desenvolver meios para a aquisição e construção do conhecimento científico.

No ensino fundamental serão trabalhados os seguintes temas: no 6º ano – Sistema Solar; 7º ano – Reinos; 8º ano – Corpo Humano; 9º ano – Temas variados entre Física e Química. Já no ensino médio os assuntos serão: 1º ano – Química, Física e Biologia; 2º ano – Física e Biologia; 3º ano – Química, Física e Biologia.

Justificativa

Atualmente, a globalização permite o acesso a informações e novas descobertas a todo momento, o que gera transformações em todos os setores. Um dos mais influenciados é o da Ciência e Tecnologia, pois são realizadas constantes pesquisas e descobertas e as inovações são apresentadas em velocidade acelerada.

Diante de todo esse processo de desenvolvimento científico é dever das instituições escolares despertar no aluno a curiosidade, o espírito científico, a vontade de construir e de descobrir alternativas para variadas situações.

Pensando nisso, o Colégio de Aplicação viabiliza a realização de uma Feira de Ciências para que o aluno possa adquirir habilidades de pesquisa, desenvolver o pensamento científico, associar teoria e prática, consolidar seus conhecimentos, bem como apresentar seus estudos e descobertas para toda a comunidade acadêmica.

 

Fonte: Unifor-MG ||

COMPATILHAR: