Considerado um dos maiores festivais de música do país, o Festival Nacional da Canção ? Fenac ? mais uma vez terá Formiga como uma de suas cidades-sede, em sua edição 2008. A exemplo de suas duas últimas edições, o evento também ocorrerá em outras quatro cidades mineiras: Alfenas, Varginha, Poços de Caldas e Boa Esperança.
O Fenac, que nesse ano completa sua 38ª edição consecutiva, aposta na fórmula de sucesso do ano passado, quando movimentou as cidades-sede com shows e música ao vivo não apenas nos locais de competição, mas também em diversos bares e praças. O projeto ?Viola nas Ruas? será mantido para esta edição.
Um dos principais atrativos do evento é a premiação a ser distribuída aos artistas: R$150 mil, a maior da história do festival.
A expectativa da produção do evento ? que é liderada pelo empresário Gleizer Naves e com direção de palco de Geraldo Aureliano, da Fábrica de Sons ? é a de que cerca de 135 músicos se apresentem no evento. A assessoria de imprensa do Fenac será feita pela empresa E.Comunicações, da cidade de Varginha.
O formato será similar ao do ano passado, com a fase nacional sendo disputada durante dois dias em cada cidade. Serão apresentadas 15 músicas por dia, sendo que três destas vagas serão reservadas para artistas locais.
Garota Fenac ? Seguindo a tradição das últimas edições, já foi escolhida a garota propaganda que estampará o cartaz e todas as mídias de divulgação do festival. Fernanda Barbosa, de 16 anos, foi escolhida em eliminatória ocorrida na cidade de Alfenas. O concurso atraiu cerca de 25 participantes.
Nos últimos anos, a produção do Fenac tem optado por escolher modelos que residem nas cidades-sede, visando valorizar as populações locais. ?Os habitantes da cidade sempre ficam orgulhosos ao ver uma conterrânea sendo destaque em peças publicitárias. Depois de serem modelos do festival, a maioria das garotas recebe convites para trabalhar profissionalmente na área?, explica Gleizer Naves, um dos diretores do Fenac.
Além de Fernanda, disputaram a fase final do concurso Julyana Machado e Mayra dos Reis, que ganharão um book fotográfico e serão convidadas vip para todas as fases do festival. Na edição 2007, a garota propaganda do festival foi a formiguense Luciana Reis.
O Fenac está programado para acontecer em Formiga no mês de agosto. Todos os detalhes relacionados às datas e locais das apresentações serão anunciados em breve. As inscrições estarão abertas a partir do mês que vem.

COMPATILHAR: