Um alívio para quem anda reclamando da onda de calor que atingiu Minas Gerais desde meados de setembro: a partir deste final de semana, as temperaturas tendem a diminuir em todo o Estado com a transição para o período chuvoso, conforme explicou Anete Fernandes, metereologista do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).

Segundo Anete, a previsão é que, apesar do aumento da umidade, a expectativa para esta sexta-feira é que a máxima chegue a 36ºC em, Belo Horizonte. Porém, a partir de sábado, a tendência é que essa temperatura comece a cair, com possibilidade de pancadas de chuvas com raios a partir de domingo.

A partir do feriado, na segunda-feira (12), a tendência é que as temperaturas máximas fiquem abaixo dos 30ºC com maior atividade pluviométrica, marcando a transição para o período chuvoso.

Calor no resto do Estado

A mesma tônica segue para o restante do Estado, mas com possibilidade de pancadas de chuvas em regiões outrora só atingidas pelo calor sufocante, como o Triângulo Mineiro, que chegou a ter alerta de hipertemia. Na região, a temperatura máxima deve ser de 40º C neste feriadão, mas com alternância com pancadas de chuva.

A máxima no Estado deverá ser registrada no Vale do Jequitinhonha, ainda nesta sexta-feira, quando os termômetros devem chegar a cerca de 43º C, mas com possibilidades remotas de ultrapassarem o recorde histórico obtido na quinta-feira (8), em Araçuaí. 

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: