Começou a funcionar esta terça-feira uma nova ferramenta tecnológica para calcular a possibilidade de colocação no mercado de trabalho para quem está desempregado. O sistema, batizado de Termômetro Nacional do Emprego, foi desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ligada à Universidade de São Paulo (USP).
O sistema pode ser acessado por trabalhadores de várias regiões metropolitanas em todo o país, como São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Para consultar seu grau de empregabilidade, o internauta deve entrar no endereço eletrônico e responder a questões pessoais como idade, sexo, grau de instrução, estado civil e número de filhos. No campo profissional, são solicitadas informações como experiência, renda mensal por domicílio e há quanto tempo o internauta está procurando emprego.
O aparelho processa as informações e fornece um percentual de empregabilidade, que pode variar de 0 a 100. Esse número representa as chances do trabalhador de conseguir a vaga no mercado de trabalho nos próximos 30 dias. A ferramenta também mostra uma estimativa média de remuneração e o tempo estimado que o trabalhador deverá permanecer no novo emprego.

COMPATILHAR: