Nesse final de semana foi realizada a Festa do Reinado do Rosário, em Formiga.

O evento cultural, que ocorre há mais de cem anos, reuniu cerca de 30 ternos vindos de diversas cidades mineiras, como Arcos, Itapecerica, Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba, Jacuí e Itatiaia.

A festa teve início na noite de sexta-feira (17), com a Missa Conga na Igreja do Rosário. Na manhã de sábado (18), os ternos se concentraram na porta da sede do Congado. Após o almoço, desceram para a Emart (antiga sede da banda), no Centro e, em seguida, saíram em uma procissão até a Igreja do Rosário.

No início da manhã desse domingo (19), os participantes se concentraram na sede do Congado e foram até o Cruzeiro do Rosário. À tarde, desceram para a sede da banda e, às 19h, saíram em procissão, com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, até a Igreja do Rosário.

O evento foi encerrado com o descimento das bandeiras de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Aparecida, São Domingos e São Vicente Férrer.

Conforme informou o presidente da Irmandade do Rosário, Wanderlane Aparecido da Silva, o evento atraiu cerca de duas mil pessoas e, durante os três dias de festa, houve barraquinhas com comidas típicas.

“A Festa de Reinado do Rosário ocorre todo terceiro sábado de agosto, devido às festividades nas cidades da região, às quais participamos também. O evento é sempre muito bom. Neste ano, ocorreu tranquilamente, foi alegre e com muita demonstração de fé por parte dos participantes”, comentou o presidente da Irmandade do Rosário.

O prefeito Eugênio esteve no sábado e domingo junto aos festeiros. “Mais uma vez a nossa querida comunidade do Rosário comemorou a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Por essa tradição ser tão forte na nossa cidade, neste ano, recebemos ternos de diversas regiões de Minas, o que demonstra a força da comunidade que se une em prol de uma atividade cultural tão relevante em Formiga”, disse.

COMPATILHAR: